(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Freguesia de S. Gonçalo com Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI

Freguesia de S. Gonçalo com Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI

A freguesia lacobrigense, com o apoio da Unidade Técnica Ambiental da Câmara Municipal de Lagos, candidatou-se pela primeira vez ao galardão da edição de 2021. 

Acabou por ser distinguida com a menção de “prata” graças à pontuação de 75,7 % no índice final, um excelente reconhecimento por todo o trabalho desempenhado pela freguesia nas áreas do ambiente e sustentabilidade.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades. O respectivo galardão tem como objectivo reconhecer e premiar as freguesias mais sustentáveis do país, sendo avaliadas através de um conjunto de 10 indicadores: Educação para a Sustentabilidade; Gestão Ambiental de Energia, Água e Resíduos; Mobilidade e Transportes; Espaços Públicos, Espaços Verdes e Equipamentos; Biodiversidade, Geodiversidade e Agricultura Sustentável; Informação e Participação Pública; Serviços de Proximidade; Desenvolvimento Sociocultural, Pomoção do Desenvolvimento; e Visão do Desenvolvimento. Para serem reconhecidas como Eco-Freguesias XXI, é necessário um índice igual ou superior a 50%. Com uma pontuação de 75,7%, a freguesia de S. Gonçalo de Lagos ultrapassou orgulhosamente a meta, tendo recebido a Bandeira Verde como símbolo do caminho percorrido para a sustentabilidade.

A edição de 2021 foi organizada pela ABAE com o apoio do município de Pombal. Carlos Saúde, presidente da Junta de Freguesia de S. Gonçalo, esteve presente na cerimónia de entrega dos galardões, a qual contou com a participação de Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, de Jorge Amador, membro executivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), e de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente.

Recordamos que o município de Lagos recebeu, em dezembro passado, o galardão ambiental Bandeira Verde ECO XXI com o melhor resultado de sempre, 78.5%, um crescimento de 8.3% em relação à edição de 2019, com o concelho a posicionar-se em 11º lugar do ranking nacional e em 1º no Algarve num claro reconhecimento das estratégias e do trabalho desempenhado na área da sustentabilidade.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos