(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Faro reconhecido como município familiarmente responsável pelo quarto ano consecutivo

Faro reconhecido como município familiarmente responsável pelo quarto ano consecutivo

Autarquia tem vindo a implementar várias medidas de apoio às famílias

O Município de Faro foi reconhecido no dia 26 de janeiro, em Coimbra, pelo quarto ano consecutivo, com a bandeira verde de Autarquia Familiarmente Responsável.

Este galardão, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, visa reconhecer as boas práticas no âmbito das políticas familiares e distinguir os municípios que, como Faro, investem na execução de uma política integrada de apoio à família.

Este reconhecimento é fruto de um trabalho articulado entre os serviços e empresas municipais, com o inestimável apoio da rede social concelhia e das instituições que a compõem, com o objetivo de servir os farenses e a suas famílias.

Neste contexto, o Município de Faro tem vindo a implementar uma política social familiarmente responsável em que avultam, entre outras, medidas como a redução do IMI para as famílias numerosas; a aplicação, por parte da FAGAR E. M., de uma tarifa familiar para os agregados mais numerosos; a implementação do Cartão ABEM, um programa de acesso gratuito a medicamentos que já chegou a mais de 200 famílias; o sistema municipal de teleassistência que confere mais segurança e conforto às populações mais idosas e geograficamente isoladas ou, ainda, as estruturas criadas para apoiar o envelhecimento ativo da população como o Gabinete de Apoio ao Idoso.

O evento de entrega dos galardões promovido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis contou também com a participação da ELFAC - Confederação Europeia das Famílias Numerosas, no qual também foram entregues diplomas aos 56 municípios portugueses que integram a Rede Europeia das Autarquias Amigas da Família, entre eles Faro. Os municípios que integram esta rede ficam integrados numa na base de dados da rede europeia e têm acesso a um conjunto de dados exclusivos de boas práticas a nível europeu.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos