A exposição “1922-2022 - A última paragem, relativa do centenário da chegada do comboio a Lagos” mereceu uma menção honrosa na categoria de Parcerias, na edição de 2023 dos prémios da APOM – Associação Portuguesa de Museologia.
A referida exposição esteve patente no Centro Cultural de Lagos, ao longo de vários meses e marcou as diversas iniciativas ligadas ao aniversário da chegada do comboio a Lagos.
A candidatura conjunta, que foi liderada pela Fundação Museu Nacional Ferroviário, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, recebeu esta menção no passado dia 26 de Maio, numa cerimónia que teve lugar no Museu do Ar, em Pêro Pinheiro (Sintra), e que contou com a presença de cerca 200 profissionais da área do Património, em representação de dezenas de instituições.
A edição deste ano contou com cerca de 150 candidaturas, provenientes de todo o território nacional.
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) visa promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos, assim como realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pelos seus profissionais em cada comunidade e entre povos e culturas na promoção do conhecimento e da coesão social.