(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Execução do Mar2020 na região do Algarve

Execução do Mar2020 na região do Algarve

Com 1592 projetos aprovados, a região do Algarve apresenta, a 31 de dezembro 2023, uma taxa de execução de 91%, que compara com os 90% registados ao nível nacional, representando um investimento de 92 milhões de euros na Região e um apoio público de 69 milhões de euros.

Em termos de Eixos prioritários, nos quais o MAR2020 se encontra estruturado, são as medidas do Eixo 2, associadas à aquacultura, as mais representadas na região, correspondendo a 22% do total de candidaturas e a mais de 41% do investimento em termos regionais. Estes investimentos têm origem nas mais de um milhar de estruturas existentes na região, sobretudo situadas nas zonas interditais (Ria Formosa e Alvor) e dedicadas à produção de bivalves, às quais se juntam as unidades de produção aquícola offshore licenciadas entre Sagres e Vila Real de Santo António.

No eixo prioritário 5, cujo domínio é a atividade dos operadores do sector da pesca, da aquicultura e da transformação temos o maior número de candidaturas submetidas (cerca de 48% das candidaturas na região). O elevado número de candidaturas neste eixo deve-se ao facto de ter sido criado um apoio dirigido a todos os operadores do sector da pesca, de aquicultura e da transformação para compensar o acréscimo de custos de energia e dos demais custos de produção, devido aos efeitos da pandemia e que se fizeram sentir no exercício desta atividade de forma agravada em consequência do conflito na Europa entre a Rússia e a Ucrânia.

Os Eixos 4 e 1 traduzem a atividade dos Grupos de Ação Costeira do Barlavento e do Sotavento, e os investimentos a bordo, em portos de pesca, locais de desembarque em abrigos e lotas e as compensações por cessações temporárias, respetivamente.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos