(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Estratégia Local de Habitação de VRSA já atribuiu uma centena de habitações sociais

Estratégia Local de Habitação de VRSA  já atribuiu uma centena de habitações sociais

O município de Vila Real de Santo António completou, esta quarta-feira, a atribuição de uma centena de habitações, no âmbito do 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta medida, cujo investimento ronda os 12 milhões de euros, já permitiu atribuir uma habitação digna a uma centena de famílias do concelho que se encontravam em situação de vulnerabilidade e assegurou a resolução de situações específicas e urgentes de carência habitacional.

Para o Presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, «a aquisição destes 100 fogos e seu respetivo arrendamento representa um momento histórico e de viragem em matéria de habitação e quebra um ciclo de 20 anos de desinvestimento e de ausência de requalificação do parque habitacional do concelho».

Recorde-se que o município de VRSA havia fechado o ano de 2022 com a atribuição de 70 habitações, a que se juntaram mais 30 ao longo do ano de 2023, «uma meta ambiciosa que não irá ficar por aqui e prosseguirá ao longo dos próximos três anos», avança o autarca.

«Estamos a concretizar uma estratégia local de habitação ambiciosa, no valor de mais de 111 milhões de euros, que permitirá pôr fim às situações de indignidade, em matéria de habitação. O nosso objetivo é proporcionar um lar digno a cerca de 700 famílias do concelho de VRSA», prossegue o edil vila-realense.

A Estratégia Local de Habitação de Vila Real de Santo António foi aprovada pelos órgãos municipais, a 29 de julho de 2022, e prevê um conjunto de soluções para fazer face às carências identificadas.

Todas estas medidas permitirão a operacionalização do Programa 1º Direito, garantindo aos munícipes de VRSA o acesso à habitação enquanto direito fundamental consagrado na Constituição da República Portuguesa

  • PARTILHAR   

Outros Artigos