Com o objectivo de contribuir para a redução do lixo no mar e no ambiente, a praia da Manta Rota dispõe, a partir desta sexta-feira, de uma escultura de rede metálica, em formato de peixe, para a deposição de embalagens e garrafas de plástico.
A peça, que é também uma obra de arte, foi oferecida pelo escultor Carlos de Oliveira Correia ao município de Vila Real de Santo António, tendo sido instalada no Largo da Manta Rota, junto ao passadiço de acesso à praia.
A estrutura, composta por ferro e arame, tem capacidade para cerca de 12 metros cúbicos de plástico, o qual, no final do verão, será encaminhado para reciclagem.
Além de promover a recolha e a valorização das embalagens utilizadas, o impacto visual da escultura, à medida que for sendo enchida, pretende alertar para a problemática do lixo e do plástico de utilização única e para as suas consequências em termos ambientais.
A inauguração da escultura contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de VRSA, Conceição Cabrita, do vereador Rui Pires, e do escultor Carlos de Oliveira Correia.
Para a autarca, a iniciativa representa «um contributo para a redução do plástico nos oceanos e para a diminuição dos níveis de contaminação, tendo sobretudo uma dimensão ambiental e pedagógica».