(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

Encerramento dos CTT na Vila da Luz – PCP, PS e PSD de Lagos já reagiram

Encerramento dos CTT na Vila da Luz – PCP, PS e PSD de Lagos já reagiram

Perante a notícia que dá conta do encerramento dos CTT, na Vila da Luz, a Comissão Concelhia de Lagos do PCP já manifestou a sua posição, assim como João Reis, presidente da Junta de Freguesia da Luz, com opinião partilhada pela Concelhia do PS Lagos. Também o PSD contesta esta decisão, exigindo que o Executivo Municipal exerça a sua influência junto da Administração dos CTT.

O CL dá nota em primeira mão e vai acompanhar a par e passo mais uma polémica relacionada com os CTT.

 

A Comissão Concelhia de Lagos do PCP

Querem Fechar a Estação dos CTT, na Vila da Luz – Lagos

A privatização dos CTT, concretizada pelo anterior Governo do PSD/CDS, está a conduzir em todo o País, ao encerramento de estações de correios e à degradação do serviço postal. A administração dos CTT já informou a Junta de Freguesia da Luz a decisão do encerramento definitivo e imediato da Estação dos CTT da Freguesia.
Considerando a grande importância que a Estação dos CTT da Luz tem para a população local que serve, nomeadamente a mais idosa, actividade turística e o comércio esta decisão não serve os interesses das populações da Luz, Espiche, Almádena, Montinhos, Bela Vista, Ferrel e parte de Burgau. Desde logo, porque visa aprofundar a degradação dos serviços públicos num território turístico e que no verão triplica a sua população.
A administração dos CTT só está interessada em obter lucros com os grandes negócios (Banco CTT), deixando ao abandono as populações que há décadas utilizam este serviço público e tentando transferir essas mesmas competências para cima das autarquias ou para entidades privadas na freguesia.
Perante a degradação do Serviço Postal por todo o País – atrasos na chegada do correio, despedimento de trabalhadores, venda de património - que contrasta com os lucros dos novos donos dos CTT, o Governo PS opta pelo silêncio e age de modo a não incomodar os accionistas desta grande empresa. É preciso dizer Basta!
O PCP exige medidas que coloquem na ordem do dia a recuperação do controlo público dos CTT, melhorando o serviço postal, garantindo a sua universalidade e presença em todo o território nacional.
O PCP ao mesmo tempo que vai questionar o Governo na Assembleia da República sobre este processo, exige a manutenção da Estação dos CTT na Vila da Luz – Lagos.
O PCP apela à mobilização e luta das populações, das Autarquias locais e dos agentes económicos da Freguesia em defesa da manutenção da sua Estação dos CTT.
Os trabalhadores e as populações da Freguesia da Luz podem contar com o PCP.

 

Encerramento do Balcão CTT na Vila da Luz – Lagos

João Reis presidente da Junta de Freguesia da Luz diz que “tudo farei para que o balcão CTT da Luz não encerre”.

Concelhia do PS Lagos partilha a posição do presidente da autarquia luzense e reitera que não aceita este tipo de decisão por parte dos CTT

Em comunicado na sua página pessoal do facebook, João Reis refere que “na qualidade de cidadão desta freguesia e como Presidente de Junta da Freguesia Luz, informo que está previsto o encerramento definitivo e imediato do balcão dos CTT da Vila da Luz, e desse modo aqui manifesto o meu completo desacordo com tal decisão, tomada pelos responsáveis dos CTT.
Será o ponto final de um serviço - público na sua base - que existe há mais de 5 décadas nesta freguesia, ao serviço de 3 localidades - Almádena, Espiche e Luz - , e dois grandes aglomerados habitacionais - a ser os Montinhos e Bela Vista - , com o acréscimo do Ferrel e parte de Burgau - e motivada por princípios de uma gestão de uma entidade agora privatizada.
Passaremos a ter este serviço à distância, na cidade de Lagos, em balcões completamente sobrecarregados diariamente com clientes, e onde por vezes para levantar uma carta registada é preciso ficar cerca de uma hora à espera...!!”
A própria elevação a Vila da Luz exigiu que tivessem que existir alguns serviços à população, nomeadamente os CTT.
Os últimos censos de 2011, revelaram que existiam cerca de 5.000 pessoas fixas na freguesia, entre os quais cerca de 3.000 residentes nacionais e cerca de 2.000 pessoas estrangeiras a residir na freguesia.
O turismo e estes residentes estrangeiros aqui fixados, têm contribuído para o crescimento da Freguesia. E, temos vindo a constatar a fixação de estrangeiros vindos de novos mercados que aqui procuram se estabelecer, como é o caso do mercado francês e italiano.
Por outro lado, a construção do novo Centro Escolar, a requalificada estrada que liga Quatro-Estradas à Vila da Luz e atribuição de lotes para habitação previstos para esta freguesia, em 2019 e seguintes, muito contribuirão para o continuado crescimento e aumento da população da freguesia.
Desta forma gostaria de partilhar com todos o meu profundo desagrado e informar que tudo farei para que o balcão CTT da Luz não encerre.
Alerto e convido todos os interessados a contribuírem para que esta não seja uma realidade... Partilhem!
Queremos manter os CTT na Vila da Luz - Lagos!! Encerramento não!”.
 

Na sequência desta missiva, a Concelhia do PS Lagos partilha a posição do presidente da autarquia luzense e reitera que não aceita este tipo de decisão por parte dos CTT.

 

PSD Lagos lamenta decisão dos CTT e exige que Executivo Municipal exerça a sua influência

O PSD Lagos não pode deixar de lamentar a decisão dos CTT de encerrar o Posto de Atendimento da Luz, prejudicando assim os milhares de Fregueses/as, Turistas e Residentes que utilizam este serviço na Vila da Luz. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia e a população terão o nosso apoio nas formas de luta contra esta medida que além de injusta, penaliza mais uma vez uma das Freguesias mais importantes do nosso Concelho.
Esperamos que o Executivo da Câmara Municipal exerça o seu poder de influência junto da Administração dos CTT para tentar inverter esta situação.

 

  • PARTILHAR   

Outros Artigos