(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

«Empate histórico» na Assembleia de Freguesia de Odiáxere sobre o aumento do custo de vida

«Empate histórico» na Assembleia de Freguesia de Odiáxere sobre o aumento do custo de vida

Chegou a ser comentado que se estaria a fazer história na Assembleia de Freguesia (AF) de Odiáxere. Na última sessão deste órgão autárquico, em 28-09-2022, foi debatida uma moção da CDU (Coligação Democrático Unitária) que defendia a tomada de medidas urgentes para combater o aumento do custo de vida. Os comunistas, ecologistas e outros democratas daquela coligação propuseram que a AF de Odiáxere instasse o Governo e a Assembleia da República a criar um imposto extraordinário sobre os lucros dos grandes grupos económicos, aumentar os salários e as pensões “de forma a repor o poder de compra absorvido pela inflacção” e “a distribuir a riqueza que em Portugal se produz de forma mais justa”, e fixar preços máximos de bens considerados essenciais, tais como a electricidade, gás ou combustíveis, bem como fixar tetos máximos para a actualização de rendas.

Curiosamente, e, de acordo com um dos autarcas da Freguesia, fazendo-se «história» na Assembleia odiaxerense, a votação terminou empatada, com um voto favorável da CDU, sete abstenções (seis do PS e uma do Lagos Com Futuro) e, sem surpresa, um voto contra do PSD. Para desempatar o Presidente da Assembleia exerce o voto de qualidade.

Assim o Presidente da Assembleia «desempata» a votação, tendo optado por votar contra a referida proposta, sem ter dado qualquer justificação, não se percebendo a razão porque optou por votar contra, ao lado do PSD, uma proposta em que, inicialmente, se tinha abstido.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos