(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

EMARP e “Nico” lançam apelo aos veraneantes para a correta deposição das beatas de cigarro

EMARP e “Nico” lançam apelo aos veraneantes para a correta deposição das beatas de cigarro

A EMARP- Empresa Municipal de Portimão marca o início da época balnear com a instalação de 40 estruturas de cinzeiros de praia, que integram a campanha de sensibilização para a correta deposição de beatas de cigarro, um problema que subsiste e afeta negativamente o ambiente e a saúde pública.

A campanha contempla uma tónica de humor com diferentes mensagens veiculadas pelo “Nico”, a personagem criada para captar a atenção dos fumadores mais distraídos.

“Deita-me num cinzeiro” ou “Não me enterres a cabeça na areia” são alguns dos apelos que o Nico faz aos veraneantes fumadores das praias portimonenses, com o objetivo de combater o problema do descarte inadequado de beatas no areal.

É importante lembrar que as praias são locais públicos e que a sua preservação é da responsabilidade de todos. A eliminação correta dos resíduos é uma obrigação cívica e ambiental de cada indivíduo.

As beatas são um tipo de resíduo que pode demorar anos a decompor-se, contendo produtos químicos tóxicos que poluem o solo e a água, representando um perigo para os animais marinhos e vida selvagem.

A ação realiza-se conjuntamente com os restaurantes e concessões, que garantem o arrumo e reposição diária dos cinzeiros nas estruturas.

Ecopontos de Praias e Sinalética

À semelhança dos anos anteriores, serão instalados nas praias do concelho oitenta ecopontos de cores diferentes para facilitar e incentivar a separação de materiais como o papel, vidro, plástico e metal, possibilitando desviar esses resíduos dos oceanos e aterros.

Face à quantidade de materiais que continuam por reciclar, em particular as embalagens, é urgente acabar com o lixo deixado nos areais e alertar para a importância da correta deposição.

Para ajudar os veraneantes a depositar corretamente os resíduos nos ecopontos haverá um reforço de comunicação, com sinalética bilingue, em português e inglês, debaixo do mote “Não há que enganar”, junto à contentorização das zonas com maior afluência de pessoas.

www.emarp.pt

Geral e Leituras: 282 400 260 | Avarias - Águas e Saneamento: 282 400 265 | Resíduos e Limpeza Urbana: 282 420 880 | Recolha de Resíduos Especiais: 808 282 260

  • PARTILHAR   

Outros Artigos