No passado dia 26 de Novembro foi eleita a nova Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Portimão, para o biénio 2022-2024, concorrendo apenas uma lista com o lema: “Um Bloco mais dinâmico, plural e alternativo no concelho de Portimão”.
Os elementos da nova CCC do BE/Portimão são os seguintes:
António Sérgio Luís, auxiliar de jardineiro; Bruno Lourinho, empregado de mesa; Edeme Maria Santos, enfermeira especialista; João Vasconcelos, professor; José Basílio, jurista; Joaquina Lourenço, governanta geral de andares; Marco Pereira, psicólogo; Maria Rosa Dias, socióloga; Miguel Madeira, economista; Marilu Batista, auxiliar de ação direta; e Pedro Mota, técnico de gestão postal.
A nova Coordenadora Concelhia do BE/Portimão irá centrar a sua actividade nos próximos 2 anos em torno dos seguintes eixos centrais:
- Combate intransigente, em articulação com o bloco nacional e regional, à maioria absoluta do PS e a todo e qualquer tipo de austeridade e exploração, reais ou encapotadas, seja da parte do Governo Português ou provenientes da União Europeia.
- Luta determinada e intransigente à maioria absoluta do PS/Portimão e a qualquer tipo de populismo e extremismo de direita no concelho, procurando reforçar o Bloco, mais dinâmico, plural e alternativo no concelho de Portimão, ao serviço das classes populares e dos necessitados e desprotegidos.
Com o Bloco de Esquerda as pessoas estão sempre em 1º lugar. A nível do concelho de Portimão as linhas programáticas bloquistas irão assentar em torno das seguintes vertentes fundamentais:
- Responder à crise e, em particular, às necessidades sociais através do reforço das políticas sociais, mais e melhor habitação, no combate ao desemprego, à pobreza e exclusão social.
- Apostar no desenvolvimento local sustentável, melhor ambiente e na criação de emprego.
- Lutar por uma melhor qualidade de vida e pela justiça fiscal.
- Rigor, transparência absoluta e combate intransigente a qualquer tipo de corrupção.
- Participação e reforço da democracia participativa.
- Ampliar o número de aderentes e reforçar a capacidade organizativa e de intervenção do Bloco de Esquerda em Portimão.