(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

DRAP Algarve faz avaliação no terreno dos prejuízos causados pelo incêndio que deflagrou no concelho de Castro Marim

DRAP Algarve faz avaliação no terreno dos prejuízos causados pelo incêndio que deflagrou no concelho de Castro Marim

Pedro Valadas Monteiro, Director da Direcção Regional de Agricultura e Pescas - DRAP Algarve, realizou no dia 19 uma visita pelo Concelho de Castro Marim, para avaliar os prejuízos causados pelo incêndio que deflagrou no início desta semana.

Juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim e os presidentes das Juntas de Freguesia de Odeleite e Azinhal, foram avaliados os danos e prestadas informações à população local afectada, nomeadamente nos lugares de Alta Mora e Cortelha.

Algumas dezenas de agricultores de Castro Marim, lesados pelo incêndio que abrangeu mais de 1800 hectares do concelho e que atingiu também os concelhos vizinhos de Vila Real de Sto. António e Tavira, estiveram depois presentes na reunião que decorreu, durante a tarde, no Pavilhão Multiusos do Azinhal.

Os agricultores foram informados de que já podem reportar os prejuízos agrícolas resultantes do incêndio, através da respectiva Ficha de Ocorrência disponível no site e instalações da DRAP Algarve, assim como nas Juntas de Freguesia. Foram ainda explicados o tipo e forma de acesso aos apoios públicos disponíveis, que visam a reposição da capacidade produtiva agrícola afectada.

Decorreu ontem também, na sede da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, uma reunião com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, e as diversas entidades com intervenção no território, nomeadamente o ICNF, os Municípios de Tavira, Vila Real de Santo António e Castro Marim, DRAP Algarve, APA e Protecção Civil.

Foram nessa reunião discutidas e apresentadas propostas para dar resposta integrada aos prejuízos e articulada a recuperação de caminhos agrícolas, através de uma candidatura conjunta dos Concelhos lesados ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

  • PARTILHAR   

Outros Artigos