Direção da ANIR alerta para papel central da imprensa de proximidade na defesa da democracia

A imprensa local e regional está convocada a combater a desinformação
A direção da ANIR evocou, no Encontro Nacional realizado em Pombal, a importância histórica da imprensa local e regional na consolidação da democracia em Portugal, recordando o reconhecimento atribuído à comunicação social de proximidade pela Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Durante a intervenção, foi sublinhado que o setor enfrenta atualmente desafios profundos em matéria de sustentabilidade, tendo sido defendida a urgência de criar condições que permitam à imprensa local e regional não apenas sobreviver, mas “viver e projetar futuro”.
A direção da ANIR transmitiu ainda aos sócios presentes a perceção de que “algo de positivo está a alterar”, considerando existir um reconhecimento crescente de que a democracia “nunca precisou tanto de nós”. Nesse contexto, foi salientado que a imprensa local e regional está convocada a “assumir um papel central no combate à perigosa desinformação”, considerada uma ameaça séria ao espaço público democrático.
Foi igualmente referido que as comunidades necessitam de uma imprensa de proximidade forte, credível e sustentável, capaz de responder às necessidades informativas dos cidadãos. Nesse sentido, a direção da associação afirmou que “há razões para acreditar e ter muita esperança no nosso futuro”.
No Encontro Nacional realizado em Pombal, os membros da direção da ANIR reiteraram o compromisso de não baixar os braços na defesa e no reforço da imprensa de proximidade, sublinhando o seu papel essencial na produção de conteúdos de interesse local, na coesão territorial e no fortalecimento do Portugal democrático.
Legenda:
Membros da direção da ANIR na mesa do Encontro Nacional, realizado em Pombal no passado dia 29 de novembro.
A pertinência e atualidade dos temas abordados nos painéis suscitaram uma forte mobilização dos associados da ANIR
ANIR




