(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Dia Mundial da Conservação da Natureza: Cuidar e preservar – todos os dias

Efeméride assinala-se a 28 de Julho
Dia Mundial da Conservação da Natureza:  Cuidar e preservar – todos os dias

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) apela a um envolvimento activo e a uma maior cooperação entre governo, empresas e sociedade civil na defesa e conservação da Natureza.

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala anualmente a 28 de Julho, o Presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), Joaquim Ramos Pinto incita a sociedade civil e actores políticos a “ser mais presente no debate e nos processos de tomada de decisão política no que respeita a questões relacionadas com a conservação da Natureza, à escala nacional e global”.

“Só se preserva aquilo que se ama e só se ama aquilo que se conhece. Este é o mote para o trabalho desenvolvido pela ASPEA ao longo de mais de 30 anos de existência: aproximar as comunidades das questões ambientais e sociais atuais, promover o conhecimento e, acima de tudo, envolver os cidadãos na procura de soluções”, frisa Joaquim Ramos Pinto.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) assinala a efeméride invocando ser fundamental “o envolvimento de todos os cidadãos na criação de um movimento global contra a perda da biodiversidade, a desertificação acelerada dos solos e o agravamento da crise climática”.

Para o presidente da ASPEA, os problemas que afectam a biodiversidade, a conservação da Natureza e o clima mundial exigem respostas políticas capazes de gerar compromissos coletivos no seio das comunidades.

“A conservação da Natureza vai muito além das limpezas de praia, acções de reflorestação ou sensibilização junto das populações. É tempo de usar as ferramentas que estão já – nos dias de hoje - ao nosso dispor e actuar. É tempo de exigir aos governantes portugueses que reconheçam e incluam a Natureza como uma prioridade na agenda política nacional”, sinaliza ainda Joaquim Ramos Pinto.

O Dia Mundial da Conservação da Natureza, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), é celebrado a 28 de Julho, data da fundação da Liga para a Protecção da Natureza, que se assinalou pela primeira vez a 28 de Julho de 1948.

Legenda das Imagens:

1. Foz rio Minho;

2. Papel da educação - Parque da Paz-Almada.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos