(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Dia do Município marcado pela reabertura do Museu de Lagos Dr. José Formosinho

Dia do Município marcado pela reabertura do Museu de Lagos Dr. José Formosinho

O Dia do Município de Lagos, assinalado a 27 de Outubro em honra do padroeiro da cidade, São Gonçalo, foi celebrado através várias atividades institucionais e culturais que começaram logo no dia 26. No entanto, o ponto alto do dia veio com a tão aguardada reabertura do Museu de Lagos Dr. José Formosinho após quatro anos em que o espaço foi totalmente remodelado.

A segunda edição do Festival de Música Antiga organizado pela Associação Questão Repetida - em co-produção com a ARTIS XXI, apoiado pelo Município de Lagoa, Município de Lagos e a DG Artes, e acolhido pela Direcção Regional de Cultura do Algarve -, traz ao Algarve um momento único, que será o culminar deste festival: o Projecto D’Aquém Mar - Orquestra & Ensemble Vocal.

Acreditando que a região do Algarve, e as suas gentes, merecem ter acesso às mesmas sonoridades que outras regiões do país, a proposta é que neste festival se forme a fundação de uma orquestra regional - um projecto arrojado que contará com um Maestro dos mais versáteis na interpretação histórica em Inglaterra: Laurence Cummings. Actualmente director artístico do Festival Internacional Handel de Gottingen, director do Handel Festival de Londres e Maestro titular da Orquestra Barroca da Casa da Música.

Esta segunda edição do Sons D’Aquém Mar, foi preparada com um programa formado por 4 concertos que preconizam uma viagem em diversos estilos e linguagens da música historicamente informada e que tem por tema de ponto de partida a interdependência do Algarve com o mar enquanto zona intrinsecamente ligada aos Descobrimentos Portugueses.

A edição de 2021 parte dessa fundamental premissa - que é base do conceito deste festival - mas traz uma inovação: inclui duas criações integradas em contexto escolar: Transfronteira//Lagoa e Sons de Agora// Lagos, envolvendo os jovens de Lagos//Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, educação inclusiva do Agrupamento de Escolas ESPAMOL //Lagoa e alunos do ensino articulado de música do Conservatório de Artes de Lagoa.

Dando continuidade às diversas propostas de actividades para cativar o público jovem irá ser desenvolvida uma performance com os alunos da educação inclusiva ao som da classe de flauta transversal orientada pela flautista Rute Gomes - Transfronteira//Lagoa, nomeadamente com temas do repertório barroco. Em Lagos, explorando os sons tradicionais, teremos uma residência com alunos do 12º ano, uma turma de apoio à infância, com apresentação em contexto escolar do resultado exploratório de sonoridades tradicionais, que estão na base de diversos temas da Música Antiga. Estes concertos também contam com o apoio da Antena 2, RTP/palcos, Região de Turismo do Algarve, Lagoa-Informa e Rádio Lagoa.

Paralelamente, desenvolveu-se e dá-se continuidade ao ciclo de Concertos Pedagógicos com o espectáculo Elementos II, cujas projecções dos concertos em contexto escolar são o resultado do trabalho das Oficinas de Fotografia realizadas pelos alunos dos respectivos agrupamentos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos