O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, deslocou-se ontem, 15 de Novembro, a Quarteira, para presidir à cerimónia de assinatura dos protocolos para a constituição de sete equipas de Intervenção Permanente no Algarve, sendo uma delas em Vila do Bispo, que assim passa a contar com três.
O protocolo foi assinado pela presidente da Câmara Municipal, Rute Silva, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), José Manuel Duarte da Costa, e o presidente das Associação Humanitária de Bombeiros de Vila do Bispo, Carlos Costa. O documento foi homologado pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Com este acordo, Vila do Bispo contará, a partir do próximo ano, com três Equipas de Intervenção Permanente, constituídas por cinco elementos cada, garantindo assim uma maior prontidão na resposta a ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens. Os bombeiros que integram estas equipas são caraterizados pela elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para actuarem em diferentes cenários.
De acordo com o protocolo assinado, os elementos da EIP desenvolvem a sua actividade em regime de exclusividade e estão obrigados a permanecer no Quartel durante o período considerado de serviço, ficando sob a dependência operacional do Comandante do Corpo de Bombeiros de Vila do Bispo.
A ANEPC e o município de Vila do Bispo comparticipam, em partes iguais, os custos decorrentes da remuneração dos elementos da EIP, atribuindo à AHBV de Vila do Bispo, mensalmente e a título de subsídio, por cada elemento contractado, o respectivo valor, bem como restantes encargos relativos ao regime de segurança social e seguros de acidentes de trabalho.