Construção de 14 Novos Fogos no Largo do Mercado, em Bensafrim

Comunicado da Junta de Freguesia de Bensafrim
“Apesar das posições públicas e reiteradas que este executivo sempre demonstrou contra a construção de 14 novos fogos no Largo do Mercado Municipal de Bensafrim, a Câmara persiste em querer avançar. Esta decisão confirma que a Câmara Municipal de Lagos optou por ignorar o desagrado manifestado pela população e pela Junta de Freguesia de Bensafrim na edificação dos 14 fogos neste local, seguindo um caminho com o qual não nos revemos nem estamos alinhados.
Ao longo dos últimos meses, a Junta de Freguesia de Bensafrim promoveu e participou em várias reuniões com a Câmara Municipal de Lagos, nas quais procurou, de forma construtiva, alertar para os impactos negativos deste projeto junto ao mercado e defender a necessidade de estudar soluções alternativas. Contudo, em todas essas reuniões, a Câmara Municipal mostrou-se irredutível e pouco disponível para considerar outras opções, mantendo inalterada a sua posição inicial.
A Câmara Municipal fundamenta esta decisão na alegada urgência de criar habitação a custos controlados e no facto do projeto constar no Plano de Pormenor de Bensafrim. Ainda assim, a Junta de Freguesia entende que a resposta à crise habitacional não pode ser feita à custa da qualidade de vida, da identidade da Vila e do bem-estar dos seus residentes.
Se a revisão do Plano de Pormenor tivesse avançado em 2021, como estava previsto, teria existido tempo e oportunidade para ouvir a população, ponderar alternativas e construir uma solução mais equilibrada e verdadeiramente orientada para o interesse coletivo.
Perante este facto consumado, a Junta de Freguesia de Bensafrim reafirma o seu total desagrado com esta decisão e com a forma como o projeto foi imposto à Vila, que no nosso entendimento comprometerá o seu futuro ao nível do desenvolvimento. Reiteramos, no entanto, o nosso compromisso permanente de estar ao lado da população, defendendo sempre os seus legítimos interesses e trabalhando, hoje e no futuro, para dignificar Bensafrim e a qualidade de vida de quem aqui vive.
A Junta de Freguesia continuará agora e sempre a ser a voz da população de Bensafrim.”



