“ Luís, se não cumprires com o Algarve vais ter-me à perna.” Foi com esta frase que Cristóvão Norte, Presidente do PSD Algarve, se dirigiu ao Primeiro-ministro, Luís Montenegro, na apresentação da moção Algarve a Valer, em Braga, no decurso do Congresso do PSD.
Norte assinalou que “ o resultado eleitoral no Algarve não foi surpresa, foi a expressão da revolta e da descrença de muitos milhares de algarvios.” Afirmando que podem dizer o que entenderem, mas “ os algarvios não são racistas nem populistas, mas são algarvios, profundamente algarvios (..) e todos os compromissos feitos lhes foram negados.” Dirigindo-se para a assistência, num Fórum Braga repleto, acentuou “ os algarvios acham que vós são ligam ao Algarve para ir de férias. Eu compreendo esse sentimento.”
Cristóvão Norte sustentou que “ o primeiro-ministro inscreveu no Orçamento e Relatório do Orçamento compromissos essenciais : o novo hospital, centro oncológico, cinco USF - tipo C, 360 milhões para a água (..) mas não vale a pena fazer fogo de artifício, os algarvios só acreditam quando estiver feito.
A terminar, o Vice-presidente do Grupo parlamentar do PSD, rematou “ Luís, a tua obrigação é fazeres isto pelo Algarve, q minha é garantir que o PSD tem um grande resultado no Algarve em 2028 e sai vencedor. Cada um tem que fazer a sua parte.”