(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Cerimónia de lançamento da primeira pedra assinala o início da construção da nova unidade de cuidados continuados na Guia

Cerimónia de lançamento da primeira pedra assinala o início da construção da nova unidade de cuidados continuados na Guia

Na passada quinta-feira, dia 15 de fevereiro, foi assinalado o Lançamento da Primeira Pedra da nova Unidade de Cuidados Continuados da Guia.

O equipamento, que vai ser construído em terreno pertencente ao Município de Albufeira, tem uma área total de 3. 791, 00 metros quadrados e localiza-se junto ao Lar da Senhora da Visitação, no sítio das Cortelhas, na freguesia da Guia. Trata-se de uma unidade de internamento de carácter temporário ou permanente, que faz parte da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), que atualmente funciona no Centro de Saúde do concelho, sob a gestão da Fundação António Silva Leal.

O chefe de Divisão de Edifícios e Equipamentos do Município fez a apresentação técnica da obra, a qual conta com uma área de intervenção de 3.791,00 metros quadrados e 1. 896 metros quadrados de área de construção. Na ala sul, o edifício é composto por lavandaria, copa, sala de refeições, sala de terapia da fala, sala de reuniões, atendimento, podologia e cabeleireiro, ginásio e sala de fisioterapia, sala de atividades, convívio e recreio e sala de repouso. A ala norte é constituída por vestiário, wc, secretaria, administração, atendimento, sala de eletroterapia, enfermagem, medicina, observação e tratamento. O equipamento distribui-se por dois pisos, sendo que o piso superior disponibiliza 20 quartos, dos quais 12 duplos, 4 individuais e 4 triplos, com uma capacidade de internamento para 40 pessoas, a que acresce mais 20 pessoas em Centro de Dia. Será construído estacionamento para 64 viaturas no exterior e melhorado o estacionamento existente mais a sul. O prazo de construção do equipamento está fixado em 510 dias.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destacou “o simbolismo do momento que reflete aquele que é o nosso investimento nos cidadãos”, realçando que a futura Unidade de Cuidados Continuados da Guia, quando estiver concluída, vem duplicar a capacidade de resposta existente no Centro de Saúde de Albufeira de 20 para 40 camas. Paralelamente, irá ser feito atendimento diário a mais 20 utentes, o que perfaz um total de 60 utentes. “O objetivo consiste em apoiar a convalescença e a recuperação das pessoas que se encontram em situação de dependência, daí a existência de valências como a terapia da fala, fisioterapia e outras terapias que ajudam a prolongar a vida com alguma qualidade. Mais que uma infraestrutura de recuperação, este é um equipamento vocacionado para a promoção da vida e a reintegração de pessoas dependentes de cuidados”, refere. José Carlos Rolo faz questão de destacar que a Unidade de Cuidados Continuados da Guia cumpre os desideratos da transição energética “Trata-se de um equipamento autossuficiente em termos energéticos, com a vantagem de produzir mais 20 por cento de energia para além das necessidades do edifício, condição exigida pela Comunidade Europeia para que se possa candidatar a fundos europeus”. O autarca frisou que “este é um dia memorável, uma vez que após o lançamento de dois concursos públicos (o primeiro não produziu efeitos), tal como aconteceu com o Lar de Fontainhas, que no próximo dia 21 iremos proceder, também, à Cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra. São processos longos, mas finalmente vamos ver a obra a arrancar “disse, aproveitando para desafiar o empreiteiro a terminar a obra em 450 dias, ao invés dos 510 dias fixados no contrato.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos