(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

CDU: Saudação ao Dia Internacional da Mulher 8 de Março de 2023

CDU: Saudação ao Dia Internacional da Mulher 8 de Março de 2023

No passado dia 27 de Fevereiro de 2023, reuniu a Assembleia Municipal de Lagos onde foi votada por maioria uma proposta apresentada pelos Eleitos da CDU, Intitulada Saudação ao Dia Internacional da Mulher.

Na referida proposta, constava que:

O Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1910, por proposta da revolucionária alemã Clara Zetkin.

No ano seguinte as mulheres organizaram grandes manifestações em vários países, reivindicando direitos e melhores condições de vida

O Dia Internacional da Mulher permanece até hoje como um símbolo da Luta emancipadora das mulheres. Um Dia incontornável no caminho de uma sociedade justa, livre de desigualdades e discriminações.

Considerando que:

O Dia Internacional da Mulher permanece como um símbolo da luta emancipadora das mulheres de todo o mundo que importa manter vivo e atuante num tempo atravessado por tantos sobressaltos e inquietações. As repercussões sociais e económicas revelam-se trágicas para muitas famílias e mais uma vez as mulheres são as primeiras a ser penalizadas.

Valorizando os avanços produzidos no plano da legislação e da luta dos trabalhadores, da qual a luta das mulheres é uma importante componente, avanços que consagram os direitos e a igualdade de género, assiste-se a incumprimentos e retrocessos que em todo o mundo agravam dramaticamente as condições de vida das mulheres e as desigualdades.

Aumentou a pobreza e a exclusão, a fome e a desnutrição das mulheres e crianças. Aumentou também a escalada de violências – sequestros de meninas, tráfico de mulheres e raparigas, prostituição.

- A pandemia e a guerra não podem continuar a constituir motivo e desculpa para que se produzam tais efeitos degradantes e nocivos, assim como para silenciar os problemas das mulheres e as desigualdades estruturais relacionadas. A construção de um mundo mais justo e melhor exige o cumprimento dos direitos das mulheres.

- Sabemos e reconhecemos, neste 8 de Março de 2023, como as mulheres no mundo lutam e resistem e saudamos a Federação Democrática Internacional de Mulheres e as organizações que a compõem pela sua determinação na luta pelos direitos das mulheres, contra o fascismo e a guerra, o colonialismo, o racismo, o apartheid, verdadeiras barreiras à autodeterminação e emancipação das mulheres que lutam pela liberdade e autodeterminação dos povos.

O nosso concelho tem uma longa tradição de luta pelos direitos das mulheres. Comemorar e assinalar a data é resistir, é revitalizar e revigorar energias.

Neste contexto, a Assembleia Municipal de Lagos deliberou:

  • Saudar em geral todas as mulheres e suas organizações em Portugal e no Mundo e, particularmente, as mulheres lacobrigenses, e encorajar todas as mulheres a continuar a sua justa luta pela cultura e pelo progresso da Humanidade, na sua intervenção contra as desigualdades, violências e discriminações, por uma verdadeira política de igualdade, paz e justiça social.
  • Enviar esta moção às organizações portuguesas de mulheres, à Federação Democrática Internacional de Mulheres., aos órgãos da comunicação social e publicar na página eletrónica da Assembleia Municipal.

Esta proposta teve apenas o voto contra do CHEGA

  • PARTILHAR   

Outros Artigos