(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

CDU: Política de promoção da qualidade de vida dos idosos do concelho de Lagos

CDU: Política de promoção da qualidade de vida dos idosos do concelho de Lagos

No passado dia 27 de Fevereiro de 2023, reuniu a Assembleia Municipal de Lagos onde foi votada por maioria  uma proposta apresentada pelos Eleitos da CDU, Intitulada Política de promoção da qualidade de vida dos idosos do concelho de Lagos

Na referida proposta, constava que:

É função constitucional da Câmara Municipal participar na prestação de serviços e prestar apoio a cidadãos idosos, por si ou organizando parcerias com as entidades competentes e com instituições particulares de solidariedade social.

Cabe assim à Câmara Municipal tomar as medidas necessárias à concretização deste objectivo, implementando uma política social activa integrada territorialmente e que promova a inclusão social e por isso seja potenciadora da melhoria da qualidade de vida no Concelho de Lagos.

Face à situação real no Concelho de Lagos, reveste-se de grande importância a criação de novos apoios à população idosa em geral e à de menores recursos económicos em particular, colmatando carências que apresentem, assim combatendo alguma tendência que se possa apresentar para a exclusão social.

É o caso da criação do Cartão Municipal Sénior.

O cartão Municipal Sénior é um documento disponibilizado pela Câmara Municipal a todos os Munícipes interessados, com idade igual ou superior a 65 anos de forma totalmente gratuita. Visa estimular a participação dos idosos do Concelho de Lagos em actividades culturais, desportivas e recreativas, beneficiando de uma rede de isenções e reduções em produtos e serviços públicos e privados do Concelho.

O cartão possui um carácter pessoal e intransmissível, concedendo aos seus titulares o acesso a bens e serviços em condições vantajosas nas áreas da saúde, desporto, cultura, actividades económicas entre outras.

Tem como objectivo discriminar positivamente a população mais envelhecida do Concelho e fomentar o surgimento de novos elos de solidariedade.

Podendo ser parceiros as Juntas de Freguesias e as empresas ou entidades aderentes.

Tendo em conta estes considerandos e a exemplo do que acontece em muitos municípios do País, Assembleia Municipal de Lagos deliberou:

- Recomendar à Câmara Municipal de Lagos a criação do Cartão Municipal Sénior

Votaram contra esta proposta o Chega, PSD e Lagos com Futuro.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos