(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

CDU lamenta «abandono e degradação» da antiga cocheira de locomotivas do Terminal Ferroviário de Lagos

CDU lamenta «abandono e degradação» da antiga cocheira de locomotivas do Terminal Ferroviário de Lagos

Para os membros da Coligação Democrática Unitária (CDU) de Lagos, a situação de abandono e degradação da antiga cocheira de locomotivas do Terminal Ferroviário de Lagos, classificada como Núcleo Ferroviário de Lagos do Museu Nacional Ferroviário, é «incompreensível».

Esta antiga cocheira de locomotivas, com a plataforma rotativa para manobra das locomotivas, foi construída na década de 20 do século passado e é considerada a única do seu género existente no país.

Para melhor conhecimento da situação actual a respeito deste elemento do património histórico e de memória local dos Caminhos de Ferro, uma delegação da CDU – que incluía Alexandre Nunes, primeiro candidato à Câmara Municipal, José Manuel Freire, primeiro candidato à Assembleia Municipal, e Luís Fagundes, primeiro candidato à Assembleia de Freguesia de São Gonçalo de Lagos –, visitou o local e constatou o estado de total abandono e a caminho da ruína em que se encontra este núcleo museológico.

O local só esteve aberto ao público duas vezes por semana, em 2007.

Desde há anos que a CDU e o Grupo Parlamentar do PCP têm vindo a questionar o Governo, a Fundação do Museu Nacional Ferroviário e a Câmara Municipal sobre esta situação, sem que se tenha verificado qualquer alteração no sentido de proteger tão importante peça do património cultural e de memória histórica na evolução da cidade e do concelho.

No momento em que se prepara em Lagos a comemoração do Centenário da chegada do comboio, para a CDU exige-se daquelas entidades «a urgente tomada de medidas» para reabilitação e abertura ao público do Núcleo Museológico que integra a antiga cocheira de locomotivas e placa rotativa.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos