Não haverá, em 2024, sessão Solene para as comemorações do 25 de novembro em Faro.
Sabemos que existirão mais anos e mais vontade, mas as comemorações do 49º Aniversario do 25 de novembro vão se realizar no dia 24 de novembro, no conservatório regional Maria Campina, iniciando se o evento pelas 18:00, sendo homenageados antigos combatentes portugueses, que lutaram pela bandeira e os desígnios da liberdade e da democracia de Portugal. Segue-se concerto pela Banda de música da força Aérea portuguesa, ocorrendo as intervenções pelo presidente da comissão organizadora do evento 25 de novembro, do presidente da assembleia municipal e do presidente do executivo do município de Faro.
A data assinala a movimentação militar conduzida por partes das Forças Armadas Portuguesas, a 25 de Novembro de 1975, cujo resultado levou ao fim do Processo Revolucionário em Curso e a um processo de estabilização da democracia representativa em Portugal
“[O 25 de Novembro de 1975] é uma data tão importante, para a afirmação da democracia pluralista, pluripartidária e civilista que hoje temos, como a Revolução dos Cravos." (Mário Soares revista Visão, a 1 de Dezembro de 2010)
Lembrar o 25 de novembro é lembrar a respeito pelo estado de direito e o direito às liberdades fundamentais. Celebrar o 25 de novembro é uma questão de memória histórica, sentido de justiça e de gratidão para com aqueles que lutaram e fizeram acontecer a democracia, reescrevendo a história de Portugal. Esquecer o 25 de novembro significa sacrificar o melhor legado do 25 de Abril, desvalorizar a democracia e tratar com injustiça todos aqueles que arriscaram a vida a lutar pelas nossas liberdades, para que cada português pudesse ter a capacidade de se expressar de forma livre e puder participar na construção política de Portugal. Para que nunca se esqueça o legado das conquistas conseguidas pelos portugueses empreendedores políticos e sociais, responsáveis pela afirmação de Portugal e de quem somos, o grupo parlamentar do Centro Democrático Social Partido Popular (CDS-PP) eleito à Assembleia Municipal do município de Faro, apresentou uma moção na reunião extraordinária de 17 de Novembro de 2023, para que fosse lembrada a data do 25 de Novembro e o legado conquistado para portugueses, na casa da democracia do município de Faro.
A Assembleia municipal de Faro decidiu por maioria e em democracia que o 25 de novembro seria doravante lembrado celebrado e seria realizada uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, com carácter regular, anual, a 25 de novembro, nos territórios do município de Faro. Contudo, e para nossa surpresa, este ano, aquando das reuniões preparatórias do evento comemorativo do 25 de Novembro de 2024, todas as forças políticas representadas na assembleia municipal do município de Faro, á exceção do CDS-PP, que fez questão de registar em ata o seu protesto, a sua indignação e a sua total discordância, votaram a favor de amordaçar a data maior representativa da instauração da democracia em Portugal, comemorando assim, sob a decisão democrática da maioria, o 25 de Novembro no dia 24 de Novembro, sendo que no dia 25 de Novembro, a data será lembrada sob um silêncio ensurdecedor e inexplicável.
Pela democracia, e pelos portugueses para que nunca seja esquecida a data maior da democracia em Portugal, o 25 de novembro de 1975 jamais poderá-ser esquecido. O CDS-PP, centro democrático social partido popular estará sempre junto dos cidadãos portugueses, orgulhoso dos feitos e da sua história, do legado dos seus antepassados e da cultura do povo português, quer aonde estejam, lutando pelas garantias de um estado democrático para todos, ontem, hoje e amanhã. VIVA PORTUGAL