(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

CCDR Algarve presente no 12º aniversário do Centro de Ciência Viva de Lagos

CCDR Algarve presente no 12º aniversário do Centro de Ciência Viva de Lagos

   O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, José Apolinário, marcará presença amanhã, 29 de Janeiro (sábado), no Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) para a inauguração da exposição de fotografia "Na Mira do Voo, Retratos da Avifauna Portuguesa", pelas 16 horas, dia da celebração do 12.º Aniversário do CCVL.

Da autoria de António Granado, professor associado na Universidade Nova de Lisboa, onde co-coordena o mestrado em Comunicação de Ciência, ex-jornalista e fotógrafo, e com a produção do CCVL, esta exposição pretende dar a conhecer a diversidade de espécies de aves que podemos encontrar no nosso País.

Os Centros de Ciência Viva desempenham papel muito importante na promoção da Literacia Científica dos jovens, avaliada em Portugal como um aspeto problemático relativamente à média dos outros países da OCDE (OCDE, PISA, 2012), e muito embora as conclusões dos relatórios Pisa mostrem melhorias significativas nos indicadores, é essencial o desenvolvimento de estratégias para potenciar resultados no futuro. No Algarve, os indicadores assinalam uma prevalência menor de jovens que ingressam em formações de nível superior nas áreas STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

Para além dos Clubes de Ciência Viva na Escola, os Fundos Europeus geridos na Região têm procurado apoiar a actividade dos três Centros Ciência Viva no Algarve (Faro, Lagos e Tavira), em parceria com a Universidade do Algarve, por exemplo, num projecto de desenvolvimento de recursos didáticos digitais, tendo em vista garantir o acesso a recursos educativos digitais de qualidade e ferramentas de colaboração em ambientes digitais.

O Centro de Ciência Viva de Lagos tem um protocolo de colaboração e apoio com o Município de Lagos e, ao longo destes doze anos de actividade, tem desenvolvido uma intensa e consistente actividade de promoção da cultura científica junto dos mais jovens.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos