No sentido de comemorar os 50 anos do 25 de Abril, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., em parceria com o Curso de Design e Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve (UALG), convidou três personalidades da Região para relatarem as suas memórias da Revolução dos Cravos.
Com esta iniciativa, pretendeu-se cruzar a geração do 25 de Abril com os estudantes universitários da atualidade, num apelo à cidadania e ao conhecimento com a recolha dos testemunhos daqueles que nos anos 70 fizeram parte de um momento histórico para Portugal, cruzando gerações, partilhando memórias e dando conhecer aos jovens de hoje os ideais dos jovens de outrora.
A sessão comemorativa, que inclui a apresentação das entrevistas com os testemunhos de Carlos Albino, Lídia Jorge e Fernando Pessoa e visita comentada por João Leal à exposição da imprensa regional contemporânea, decorrerá no próximo dia 22 de abril (segunda-feira), pelas 15 horas, nas instalações da CCDR Algarve, na Praça da Liberdade, n.º 2, em Faro.
15h00 - Abertura da sessão, com intervenções do Reitor da Universidade e do Presidente da CCDR Algarve, I.P.
15h15 - Momento musical, por alunos da Universidade do Algarve
15h30 - Apresentação do projeto: Gentes do Território / Gentes de Abril, por Catarina Cruz
15h45 - Apresentação dos vídeos (testemunhos de Lídia Jorge, Carlos Albino, Fernando Pessoa), por Joana Palminha e Filipa Cerol
16h30 - Momento musical, por alunos da Universidade do Algarve
17h00 - O jornalismo no 25 de abril - Visita comentada à exposição de imprensa regional contemporânea, por João Leal
Gentes do Território / Gentes de Abril
Esta iniciativa enquadra-se no projeto Gentes do Território, que se inicia com o tema “Gentes de Abril”, o qual tem por mote “Conhecer para Valorizar”, no entendimento de que só conhecendo a “nossa” história e as “nossas” personagens/personalidades, é possível divulgar, entender e valorizar.
O projeto Gentes do Território, foi criado na perspetiva de destacar no Território as suas Gentes em diversas áreas, como a Indústria, a Inovação, da Cultura, do Turismo, do Feminino, da Imprensa, da Saúde, da Agricultura, das Pescas entre muitas outras possibilidades temáticas, sendo dinamizado pela Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve em parceria com outras entidades e instituições da Região.
Inserido na programação a desenvolver na Região para assinalar os 50 anos do 25 de abril, esta iniciativa será apresentada no 22 de abril e visa efetuar e apresentar mais nove entrevistas a personalidades da Região até ao final do ano.
Questionamos estas personalidades a descrever como “como viveram o 25 de abril de 1974”.
Registar memórias que nos relatam um tempo que para muitos faz parte de um passado longínquo, ou mesmo esquecido, e que é importante salvaguardar. As memórias recolhidas permitem, também, criar laços dos mais jovens com o passado da região