(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

CCDR Algarve: "Conversas com futuro" inicia hoje sob o tema "Tod@s diferentes, Tod@s iguais"

CCDR Algarve: "Conversas com futuro" inicia hoje sob o tema "Tod@s diferentes, Tod@s iguais"

A Conferência sobre o futuro da Europa (CoFoE), que decorre até à Primavera de 2022, enquadra o ciclo de Conversas com futuro | Future Talks – verdadeiros diálogos, abertos à região, que o Europe Direct Algarve promove visando dar a conhecer a conferência e sensibilizar para a sua importância, informar sobre a ação da União Europeia em cada um dos temas e abrir espaço à reflexão e à recolha de contributos a submeter na plataforma da CoFoE.

As conversas com futuro têm o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regioinal (CCDR) da região do Algarve, estrutura de acolhimento do Europe Direct Algarve, e das restantes redes europeias no território: Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade do Algarve, Rede Europeia Anti- Pobreza (EAPN), Rede de Apoio à Mobilidade Profissional na Europa (EURES), EEN – Internacionalização de empresas e EURODES –Oportunidades para jovens, e de muitos outros parceiros na região.

Tod@s são convidados a participar e a fazer ouvir a sua voz. Para promover o envolvimento dos mais jovens associam-se os parceiros da rede MOVE Algarve que vão propor para cada conversa um "quiz" mensal. Esta campanha decorre no Instagram do Europe Direct Algarve e rede MOVE.

A primeira conversa, já no dia 16 de Julho, será sobre a Estratégia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030, adoptada em Março deste ano.

O Eurodeputado José Gusmão aceitou o convite da CCDR para fazer a apresentação da Estratégia e integrar o painel que responderá aos cidadãos. No painel participam também Teresa Lobo (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e Fernanda Sous (Instituto Nacional de Reabilitação), sendo a moderação assegurada por Elizabethe Noronha da ASMAL.

O Eurobarómetro de Março de 2021 , lançado na preparação para a adoção do Plano de Acção do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, revelou que nove em cada dez europeus (88%) consideram a Europa social importante para eles
pessoalmente.

No Compromisso Social do Porto, em Maio último foram subscritos os três grandes objectivos para 2030, definidos no Plano de Acção sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais da Comissão:

1) Pelo menos 78% da população entre os 20 e os 64 anos devem ter emprego;
2) Pelo menos 60% de todos os adultos devem participar anualmente em acções de formação; e,
3) O número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social deve diminuir pelo menos 15 milhões, incluindo, pelo menos, 5 milhões de crianças.

A atual estratégia europeia tem três temaschave são: direitos na UE; vida independente e autonomia; não discriminação e igualdades de oportunidades.

Esta estratégia abriu caminho a uma Europa sem barreiras onde as pessoas com deficiência possam usufruir dos seus direitos e participar plenamente na sociedade e na economia. O compromisso assumido é para TOD@S e estão em causa, sobretudo, os grupos de risco, onde se incluem as pessoas com deficiência. Mais do que incluir, o desafio é integrar.

O Algarve For All – Promoção e desenvolvimento do turismo acessível, promovido pela Accessible Portugal com a colaboração da Região de Turismo do Algarve, nos 16 municípios da região é um sinal muito positivo.

São positivos também os esforços de integração profissional de instituições e empresa da região, como o Centro de Ciência Viva do Algarve ou a própria CCDR Algarve, entre muitos. E na Estratégia de Desenvolvimento do Algarve 2030 também se sonha um Algarve mais social.

Contudo, apesar dos progressos alcançados, as pessoas com deficiência continuam a enfrentar obstáculos consideráveis, e correm maiores riscos de pobreza e exclusão social. É nestes obstáculos, sobretudo na região do Algarve, que se vai centrar a reflexão, na expectativa de que possam surgir contributos pata o futuro. Alguns testemunhos darão voz e rosto ao debate.

Se deseja contribuir para um futuro melhor na Europa e no mundo PARTICIPE, em directo neste link entre as 11:00 e as 12:30 de hoje, dia 16 de Julho. A conversa ficará disponível em diferido no canal de Facebook do Europe Direct Algarve.

As conversas com futuro, vão multiplicar-se até Dezembro, propondo, a tod@s, o debate de uma série de temas, que vão também acompanhar o calendário europeu.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos