(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Casa dos Cantoneiros no Espinhaço de Cão será local estratégico para as operações de prevenção e de combate aos incêndios florestais

Casa dos Cantoneiros no Espinhaço de Cão será local estratégico para as operações de prevenção e de combate aos incêndios florestais

A Câmara Municipal de Lagos aprovou na última reunião de Executivo, realizada a 10 de Outubro último, a cedência do edifício denominado “Casa dos Cantoneiros”, sito em Espinhaço de Cão na União de Freguesas de Bensafrim e Barão de São João, à Terras do Infante – Associação de Municípios. 

Criar um ponto estratégico de posicionamento de meios, para facilitar as operações de prevenção e fazer face às necessidades de combate aos incêndios florestais, é o objectivo desta deliberação.
A localização da Casa dos Cantoneiros, situada na proximidade da confluência do limite dos três concelhos que integram o território das Terras do Infante (Lagos, Aljezur e Vila do Bispo), permitindo chegar mais rapidamente a cada um deles, justificou a escolha deste imóvel para funcionar como local de estacionamento de meios.
A Casa dos Cantoneiros irá assim, por via do contrato de comodato agora aprovado, acomodar, no âmbito da Detecção/Vigilância e Protecção contra incêndios, um Local Estratégico de Estacionamento de Meios, e, no âmbito do Combate a Incêndios Rurais que ocorre durante as épocas de maior calor, um Local Estratégico de Pré-Posicionamento de Meios de Combate e respectiva Brigada.
Esta decisão insere-se, igualmente, numa estratégia que tem vindo a ser seguida pelo Município de Lagos que consiste em dar novos usos a edifícios que se encontram desactivados e esvaziados das suas funções originais, evitando-se, por esta via, a degradação do património edificado. 
A cedência do imóvel será feita por um prazo de 10 anos, renovável, ficando as obras de reabilitação e adaptação do edifício e as despesas de utilização a cargo da Terras do Infante – Associação de Municípios.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos