Carlos Gouveia Martins lidera coligação em Portimão que promete trazer de volta o orgulho que se perdeu

Realizou-se esta quinta-feira, dia 24 de julho, no Auditório do Museu de Portimão, a apresentação pública da candidatura da coligação PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal aos órgãos autárquicos do concelho.
Sob o lema ‘Portimão. De novo’, a candidatura é encabeçada por Carlos Gouveia Martins, o qual promete trazer de volta o orgulho e o sentimento de pertença que se perdeu, com uma nova visão e dinamismo.
Perante uma plateia repleta de apoiantes, Carlos Gouveia Martins frisou que “esta candidatura não nasce de uma ambição pessoal. Nasce da urgência de fazer diferente e de fazer melhor. Eu não quero apenas liderar uma Câmara. Quero devolver Portimão aos portimonenses”.
“Não estamos aqui para fazer uma gestão a quatro anos. Queremos uma cidade estruturada, um concelho equilibrado, um território pensado, a 25 anos, e com método a pensar Portimão 2025-50”, defendeu.
Esse trabalho está já a ser feito. Exemplo disso é a ação de team building organizada na segunda-feira, dia 21 de julho, que “reuniu mais de uma centena de pessoas, entre especialistas, técnicos, profissionais de todas as áreas, gente do terreno”. O objetivo foi “ouvir quem vive, quem cuida, quem pensa, quem executa”, explicou o candidato a presidente de Câmara Municipal de Portimão.
Propostas concretas
Durante a apresentação pública da candidatura, Carlos Gouveia Martins antecipou algumas medidas que ele e a sua equipa querem concretizar “com responsabilidade e exigência”, assentes em quatro eixos principais: segurança; habitação; acessibilidade/mobilidade; e desenvolvimento económico e territorial do concelho.
No topo das prioridades, está a implementação da Polícia Municipal, porque, “em Portimão, algumas funções de fiscalização estão entregues à EMARP e isto não faz sentido”.
Por isso, “vamos criar a Polícia Municipal, uma força próxima, que complemente as forças de segurança, que esteja na rua, que fiscalize com autoridade e respeite os cidadãos, que se foque no ruído urbano, nas obras e intervenções no espaço público, no trânsito local, e na proteção de equipamentos e eventos municipais”.
Em Alvor, um dos problemas antigos que esta equipa quer resolver é “o desassoreamento da Ria e a regulamentação e manutenção dos armazéns da comunidade piscatória”.
A este propósito, Carlos Gouveia Martins recordou que “a única vez que esse processo foi realmente trabalhado e concretizado foi pelo PSD, há quase 40 ou 50 anos”. “E, mais uma vez, será connosco que o tema vai voltar a ser enfrentado”, assegurou.
O candidato adiantou que já falou diretamente com a Ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, e que tem canal aberto com o Secretário de Estado do Mar e das Pescas, Salvador Malheiro, estando prevista uma reunião, para breve, com os dois governantes, para a resolução definitiva destas duas questões.
Quanto à Mexilhoeira Grande, Carlos Gouveia Martins considera que esta freguesia “tem um potencial enorme, mas tem sido esquecida, durante anos”.
Contudo, isso vai mudar, pois “queremos ali criar algo novo: uma incubadora académica e tecnológica, capaz de atrair instituições de ensino, inovação e desenvolvimento, um espaço para fixar jovens, talentos, estudantes, empresários”.
Em paralelo, “vamos trabalhar um plano de habitação próprio para a Mexilhoeira Grande”, acrescentou.
Outro dos projetos que esta candidatura tem para o concelho de Portimão é o desenvolvimento da zona a norte da Estrada Nacional 125, criando uma “nova centralidade urbana, com habitação, comércio, serviços e espaço público qualificado”.
Carlos Gouveia Martins quer que, assim, a entrada norte da cidade deixe de ser apenas uma estrada e passe a ser “uma zona bonita, muito mais viva e muito mais útil”.
Quem esteve presente neste evento, pôde conhecer igualmente os cabeças de listas aos outros órgãos autárquicos, nomeadamente: José Pedro Caçorino, candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Portimão; Hugo Carrajola Teixeira, candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Alvor; Carmen Esteves, candidata a Presidente da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande; e Fábio Zacarias, candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Portimão.
Em breve, serão divulgadas as listas completas.
Sobre os cabeças de listas
Carlos Gouveia Martins
Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Portimão
Natural de Portimão e com 38 anos, Carlos Gouveia Martins demonstrou desde cedo um forte espírito associativo, fundando, com apenas 14 anos, uma Associação de Estudantes e liderando a comissão executiva de estudantes na Escola Secundaria Manuel Teixeira Gomes. Foi o primeiro Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Portimão.
Licenciado em Administração Pública e Políticas do Território e pós-graduado em Comunicação e Marketing, Carlos Gouveia Martins possui uma vasta experiência profissional nacional e internacional em diferentes empresas, tendo também criado os seus próprios negócios.
Foi, ainda, docente convidado na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e na Universidade do Algarve.
É membro da Assembleia Municipal de Portimão desde 2017 e também da Assembleia Intermunicipal do Algarve, onde representa Portimão.
É cronista em jornais como o Observador, i e Barlavento.
Destaque igualmente para as fortes ligações ao associativismo local. Até há pouco tempo, exerceu funções diretivas em instituições da sociedade civil, entre as quais o Portimonense Sporting Clube e a Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão, mas decidiu deixar essas funções, para se dedicar exclusivamente, e com total independência, à liderança deste projeto autárquico.
José Pedro Caçorino
Candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Portimão
José Pedro Caçorino nasceu na Guiné-Bissau, mas veio para Portugal aos 14 anos. Frequentou o ensino secundário na Escola Poeta António Aleixo e o ensino universitário no ISCTE, no curso de Organização e Gestão de Empresas.
Iniciou a vida profissional no Algarve nas áreas da silvicultura e suinicultura, tendo posteriormente ingressado na indústria seguradora, onde permaneceu durante 33 anos.
Atualmente com 64 anos e reformado, José Pedro Caçorino exerce pontualmente funções de consultoria na área dos seguros e mediação imobiliária.
Ao longo da sua vida, esteve ligado a associações e instituições de cariz social, como a Cruz Vermelha Portuguesa, Lions Clube de Portimão e Casa de Nossa Senhora da Conceição.
A nível político, foi vereador, membro da Assembleia Municipal e de Freguesia no concelho de Portimão.
Hugo Carrajola Teixeira
Candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Alvor
Homem multifacetado com raízes profundas em Alvor, Hugo Carrajola Teixeira tem 48 anos, é licenciado em Produção Culinária e pós-graduado em Gestão Hoteleira, trabalhando como chefe de cozinha executivo num grupo hoteleiro no Algarve.
Hugo Teixeira é um nome conhecido na cultura local, sendo autor da Marcha de Alvor, vencedor do Festival Chaminé de Ouro, participante ativo em teatro local e vocalista de uma banda de tributo aos The Doors.
Carmen Esteves
Candidata a Presidente da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande
Natural da Mexilhoeira Grande e com 51 anos, Carmen Esteves possui o 12.º ano de escolaridade e uma diversificada experiência profissional.
Já trabalhou no comércio, como rececionista em hotelaria, secretária de administração, diretora de vendas e, nos últimos dez anos, na área da restauração.
Paralelamente, tem procurado investir na sua formação, frequentando cursos de fotografia e maquilhagem.
Tem um especial interesse pelo teatro e pela dança, atividades que lhe permitem cultivar a expressão artística e o equilíbrio pessoal.
Carmen Esteves envolve-se ativamente em ações solidárias, que realiza, discretamente, guiando-se pelos valores da responsabilidade social e entreajuda.
Fábio Zacarias
Candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Portimão
Natural de Portimão e com 27 anos, Fábio Zacarias é o cabeça de lista mais jovem desta candidatura. Contudo, tem já um currículo bastante preenchido a vários níveis, marcado não só pelo envolvimento cívico, como académico e social.
Foi presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve e exerceu dois mandatos no Conselho Geral da Universidade. Representou a Universidade do Algarve na aliança universitária europeia SEA-EU e foi representante dos estudantes do ensino superior na A3ES.
Fábio Zacarias presidiu a Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude de Faro e de Portimão, bem como o Conselho Municipal de Educação de Faro.
Atualmente, é Diretor da Região do Algarve do GrupoPIE Portugal.
Fábio Zacarias tem, ainda, um percurso desportivo ligado ao Portimonense Sporting Clube, onde se formou como atleta e integrou os quadros técnicos.