(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Carlos Albino preside às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Loulé

Carlos Albino preside às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Loulé

O jornalista Carlos Albino foi escolhido para presidir à Comissão Concelhia das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Loulé, que se assinalam ao longo do próximo ano.

O convite partiu dos presidentes da Câmara Municipal e Assembleia Municipal, Vítor Aleixo e Carlos Silva Gomes, e prende-se com o facto de Carlos Albino ser uma personalidade louletana com uma forte ligação a este importante momento da História portuguesa. Não podemos falar da Revolução dos Cravos sem falar deste louletano, um homem que esteve diretamente ligado ao desenrolar dos acontecimentos do dia 25 de abril de 1974. Foi ele o responsável pela emissão da senha do início das operações militares que iriam derrubar o regime ditatorial, através do programa “Limite”, na Rádio Renascença. Coube a Carlos Albino a leitura gravada da primeira estrofe da canção “Grândola Vila Morena”, de José Afonso, que confirmou o golpe e o avanço das forças armadas.

Foi também pelas mesmas razões que, em 2013/14, durante as comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril, Carlos Albino foi o grande responsável e dinamizador de uma série de iniciativas marcantes que tiveram lugar em Loulé, por exemplo a presença de antigos Presidentes da República como Ramalho Eanes ou Mário Soares, ou de alguns dos militares que fizeram a Revolução, entre eles Otelo Saraiva de Carvalho ou Vasco Lourenço, sem esquecer uma exposição da célebre Chaimite “Bula” que foi conduzida por Salgueiro Maia durante as operações militares de Abril.

Dentro da mesma linha, em 2024, nas comemorações dos 50 anos desta efeméride, a ideia é que o programa contemple um leque de atividades diversificadas, que aliem a celebração à componente pedagógica, e que se foque sobretudo nos mais jovens pois consideram, os responsáveis municipais, é importante passar o legado e os valores de Abril às novas gerações, numa época em que muitos dos mais novos desconhecem o que foi a Revolução dos Cravos. Nesse sentido, muitas destas iniciativas decorrerão em parceria com as escolas.

À semelhança das comemorações dos 40 anos, foi aprovada a Comissão que será composta por: a Associação 25 de Abril, todos os diretores de Agrupamentos Escolares do Concelho de Loulé (Ag. de Escolas Dr.ª Laura Aires – Quarteira, Ag. de Escolas Padre João Coelho Cabanita, Ag. de Escolas Engº. Duarte Pacheco, Ag. de Escolas D. Dinis – Quarteira e Ag. de Escolas de Almancil), diretores do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, Escola Secundária de Loulé, Escola Profissional de Alte, Colégio Internacional de Vilamoura, os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, um representante de cada um dos partidos com representação na Assembleia Municipal, representantes das associações culturais do concelho, representantes do Município de Loulé (os diretores municipais Dália Paulo e Júlio Sousa), e, como elementos da sociedade civil, Luís Guedes, João dos Santos Simões e António Clareza.

“Estamos certos de que novamente em 2024 vamos colocar Loulé como um lugar de liberdade, de democracia e de humanidade, com uma programação dirigida por Carlos Albino que se pautará por elevada qualidade, exigência e ousadia”, considera o edil Vítor Aleixo.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos