(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Budens com esperança em alcançar o Galardão Eco-Freguesias XXI 2023

Budens com esperança em alcançar o Galardão Eco-Freguesias XXI 2023

Será a única a receber a Bandeira Verde no concelho de Vila do Bispo e das poucas no Distrito de Faro

A freguesia de Budens está com boas perspectivas para ser reconhecida com o Galardão Eco-Freguesias XXI 2023, e hastear o verde da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A cerimónia onde será revelada a classificação realiza-se a 13 de Julho em Miranda do Corvo, na Casa das Artes.

Trata-se de um reconhecimento atribuído em periodicidade bianual que distingue as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade ambiental, socio-económica e cultural implementadas precisamente nos dois últimos anos.





Este executivo agarrou o desafio e formalizou a candidatura a Eco-Freguesia em Fevereiro de 2022, poucos meses após tomar posse.

Tendo sido a primeira vez que se candidatou, a freguesia de Budens pretendia com a candidatura ir ao encontro dos objectivos da Agenda 2030 quanto ao que são boas práticas simbolizadas pela Bandeira Verde.

A presidente Ana Custódio diz que a candidatura serviu acima de tudo como instrumento de trabalho e avaliação do que já se faz na freguesia e alterações que se podem introduzir de forma a melhorar a vida da população.

Embora o resultado quanto à atribuição do galardão esteja ainda guardado a sete chaves, há um forte sentimento de esperança quanto à possibilidade desta freguesia do concelho de Vila do Bispo conseguir a Bandeira Verde.

Ao conquistar este galardão, a freguesia de Budens será a única do concelho de Vila do Bispo, e uma das poucas do Distrito de Faro. Ou seja, das 67 freguesias dos 16 concelhos da região, apenas 6 apresentaram candidatura ao Galardão Eco-Freguesias XXI 2023: Faro, Sé e S. Pedro; Lagos, São Gonçalo de Lagos; Loulé, Quarteira; Olhão, Quelfes; Tavira, Cachopo e Vila do Bispo, Budens

A nível nacional, à edição 2023 formalizaram candidatura 178 freguesias, o que se traduziu em mais 61% face a 2021.

Este programa é implementado por uma Comissão Nacional da qual fazem parte além da ABAE, elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Nova e Quercus.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos