(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Festival da Batata Doce
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Bloco de Esquerda debate com ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários sobre empreendedorismo e problemas do Algarve

Bloco de Esquerda debate com ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários sobre empreendedorismo e problemas do Algarve

Membros da Comissão Coordenadora do Bloco Esquerda Algarve e deputado João Vasconcelos, do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, reuniram-se com a Direcção da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários do Algarve.

A ANJE apresentou o programa de capacitação digital denominado “Restart”, e chamou à atenção para a necessidade da diversificação da actividade económica na região algarvia para que esta não esteja tão sujeita ao efeito sazonal e sensível a eventuais instabilidades externas que despoletem crises sociais e económicas.

O Bloco de Esquerda está em sintonia com a ANJE na diversificação da actividade económica na região, apresentou o seu programa de emergência social e económica e ainda o projecto de resolução da manutenção do programa 365 Algarve.

Para o Bloco, o empreendedorismo é fundamental para alavancar a diversificação da malha do tecido económico da região. Contudo, considera «urgente que o Governo tome medidas reais e faça investimento para colmatar deficiências estruturais que espartilham o Algarve»; assim como a necessidade de «investimentos na ferrovia, com a electrificação e modernização da rede ferroviária regional» e ainda a requalificação total da EN125 pois «a mesma não possui outras vias alternativas e cria muitos problemas de tráfego»; crê também ser fundamental «combater a injustiça que foi tomada com a concessão da Via do Infante a uma empresa privada e a imposição de portagens».

Acrescenta ainda que «é necessário fortalecer as ligações nos transportes rodoviários, em modo sustentável, entre os concelhos de toda a região; é necessário a criação e a implementação de vias ambientalmente sustentáveis que liguem o Algarve, tais como vias pedonais, ciclovias e também é necessário enriquecer a rede de telecomunicações em toda a região para que se possa combater a desertificação das zonas interiores».

O Bloco de Esquerda manifestou o agrado com a reunião e a disponibilidade total para debater e criar condições onde se possam combater as dificuldades e assimetrias que o Algarve vive no momento.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos