(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Barão de São João FREGUESIA DE VOLTA!

Comparece hoje, terça-feira, dia 30, às 21 horas no Centro Cultural de Barão de São João
Barão de São João FREGUESIA DE VOLTA!

Depois de 80 anos como freguesias autónomas, Barão de São João e Bensafrim estiveram nos últimos 9 anos agregadas numa união de freguesias.

Com identidades históricas e socioculturais tão distintas e somando uma área territorial desmesurada, esta união forçada (imposta por uma lei de 2013 muito contestada em todo o país) causou muitos prejuízos às populações, principalmente à de Barão de São João.

Com a entrada em vigor de uma nova lei em 2021 que veio permitir a correção desta situação, a população criou um movimento com o objetivo de repor as freguesias extintas. Conseguindo o recenseamento de grande parte da comunidade estrangeira residente na aldeia de Barão de São João, permitindo assim cumprir o requisito de ter mais de 750 eleitores inscritos, este grupo de pessoas da comunidade local elaborou um complexo documento dando cumprimento às exigências da lei, que foi subscrito pelos 9 elementos da Assembleia de Freguesia. Esta proposta de desagregação das freguesias foi finalmente entregue para ser aprovada na Sessão Extraordinária da Assembleia de Freguesia que se realizará no dia 30. Este é o 1º grande passo, seguindo-se a aprovação pela Assembleia Municipal e finalmente pela Assembleia da República.

.

Comparece hoje, terça-feira às 21h 00 no Centro Cultural de Barão de São João, para aplaudir!

.

Filomena Carmo

  • PARTILHAR   

Outros Artigos