(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Bandeira Azul hasteada nas praias de Vila do Bispo

Bandeira Azul hasteada nas praias de Vila do Bispo

Vila do Bispo tem desde ontem, 6 de Julho, a Bandeira Azul hasteada nas suas praias. A cerimónia do hastear deste galardão decorreu nas praias do município e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal e representantes da Agência Portuguesa do Ambiente – ARH Algarve, da Autoridade Marítima, da Saúde Pública de Vila do Bispo e das Juntas de Freguesia do concelho.

De referir que este ano, a ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa que atesta qualidade das águas balneares, das infraestruturas de apoio e das acções de informação e educação ambiental realizadas nas praias, voltou a atribuir este galardão a 11 praias do concelho a saber: Beliche, Burgau, Cabanas Velhas, Castelejo, Cordoama, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema, Tonel e Zavial.

Além da Bandeira Azul, a Praia da Salema recebe, uma vez mais, a bandeira “Praia Acessível - Praia para Todos”, um galardão atribuído pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação que confirma a existência de condições para que os utentes com mobilidade condicionada possam também desfrutar desta zona balnear. Estacionamento ordenado e reservado, acesso à zona de banhos, passadeiras no areal, de instalações sanitárias adaptadas e situadas em local de fácil acesso, de serviços de primeiros socorros e de nadadores-salvadores com formação específica são requisitos essenciais para a atribuição da classificação de “acessível” a uma zona balnear.

Vila do Bispo hasteou também a bandeira Qualidade Ouro, atribuída pela associação ambientalista Quercus às praias do Beliche, Boca do Rio, Burgau, Cabanas Velhas, Castelejo, Cordoama, Furnas, Ingrina, Martinhal, Salema, Tonel e Zavial. Este galardão é atribuído a praias em que a qualidade das águas balneares obedece a padrões de excelência muito exigentes.

As praias do Castelejo, Cordoama e Martinhal foram ainda classificadas como praias Zero Poluição pela Associação Ambientalista Zero. Uma praia ZERO poluição é aquela em que não foi detectada qualquer contaminação microbiológica nas análises efectuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos