(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

AMAL promove reuniões com municípios sobre as Áreas de Prevenção e Segurança

AMAL promove reuniões com municípios sobre as Áreas de Prevenção e Segurança

Através do seu Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, a AMAL promoveu, esta semana, três reuniões colaborativas com os municípios do Algarve sobre as Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança (APPS).

As reuniões tiveram lugar em Monchique, Loulé e Tavira e visaram a adaptação das APPS à realidade territorial, de acordo com a metodologia aprovada pela comissão nacional de gestão integrada de fogos rurais e cujo grupo de trabalho é liderado pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

As Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança integram medidas especiais de segurança e restrições. São delimitadas tendo por base os territórios classificados como de perigosidade “alta” e “muito alta”, que estão identificados na carta de perigosidade de incêndio rural, divulgada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

No final dos trabalhos, os municípios são responsáveis por inserir as APPS na planta de restrições dos planos territoriais, bem como as servidões administrativas estabelecidas pelo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).

  • PARTILHAR   

Outros Artigos