(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

Alexandre Nunes visita Arquivos Municipais de Lagos «dispersos» pela cidade

Alexandre Nunes visita Arquivos Municipais de Lagos «dispersos» pela cidade

Na passada sexta-feira, dia 16 de Abril, Alexandre Nunes  – actualmente membro da Assembleia Municipal e primeiro candidato da CDU às eleições para a Câmara Municipal de Lagos  – em conjunto com uma delegação da CDU (Coligação Democrática Unitária); Luis Fagundes, membro da Assembleia da Freguesia de S. Gonçalo de Lagos, e José Veloso, visitou os Arquivos Municipais que se encontram no Centro de Documentação do Museu Municipal Dr. José Formosinho e nos antigos Paços do Concelho.

Foram recebidos pela vereadora do pelouro e pelas técnicas responsáveis, que prestaram esclarecimentos e informações solicitadas sobre a situação em que encontram os Arquivos Municipais.

Assim, a CDU afirma ter visto «confirmada» a razão da sua Proposta da «urgente necessidade de novas e adequadas instalações para os arquivos municipais e de alargamento dos quadros de pessoal afecto aos arquivos», caso que, nas suas palvaras «não tem sido merecedor da devida atenção pela Câmara Municipal». Esta Proposta, apresentada em 2019 pela CDU na Assembleia Municipal, recomenda à Câmara Municipal a criação de um Grupo de Trabalho, com o objectivo de elaborar um relatório que «fundamente a decisão técnica quanto ao espaço adequado a uma nova localização dos arquivos, bem como ao modelo de funcionamento e gestão a implementar».

De acordo com a CDU, os Arquivos Municipais continuam «dispersos» pelos edifícios dos actuais e dos antigos Paços do Concelho, na Biblioteca Júlio Dantas, na semi-cave de garagens da Trindade, e no Cemitério Novo, encontrando-se em processo de transferência o acervo depositado no Edifício Multifuncional do Chinicato para o Posto de Lagos da GNR – Guarda Nacional Republicana, no antigo Convento da Sra. da Glória.

Deste modo, o acesso aos arquivos não é o mais acessível, bem como a consulta tanto por parte dos próprios serviços camarários, como de munícipes, investigadores ou estudiosos.

Embora seja consensual a urgente necessidade de resolver os Arquivos Municipais, a Proposta foi reprovada apenas pelos votos da maioria absoluta PS (Partido Socialista).
A CDU compromete-se assim a «prosseguir na luta pela solução dos problemas do Concelho, para o que será indispensável o reforço da votação nas suas listas, com o aumento dos seus eleitos nas autarquias».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos