(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Águas do Algarve promove «reflexão conjunta» a par do Dia Mundial da Terra 2021

Águas do Algarve promove «reflexão conjunta» a par do Dia Mundial da Terra 2021

O Dia Internacional da Mãe-Terra celebrou-se ontem, dia 22 de Abril. É também conhecido como "Dia da Terra", "Dia Mundial da Terra" e "Dia Internacional da Terra". Este dia foi criado através da resolução 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de Abril 2009, há precisamente 51 anos.

O objectivo deste dia é essencialmente promover a preservação do ambiente, considerando o encontro com o equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras.

«É urgente que se provoquem mais e melhores reflexões sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental duradora», nas palavras da porta-voz das Águas do Algarve, Teresa Fernandes.

Por outro lado, pretende-se «mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a concretização de medidas que protejam o nosso planeta de uma forma global».

Aumento da população mundial

Com aproximadamente 5 bilhões de anos e 7,7 bilhões de habitantes, o planeta Terra é a nossa casa. Esta é uma das preocupações por parte dos líderes mundiais, sobre como este número de consumidores utilizará os recursos naturais disponíveis no planeta. Será que o planeta conseguirá atender às necessidades e o nível crescente de consumo de tantas pessoas? Hoje, sabemos que os recursos disponíveis no planeta são finitos, sendo esta uma razão maior para que estes sejam explorados de forma sustentável. De acordo com os cientistas, a Terra teria todas as condições de alimentar e sustentar até 11 bilhões de pessoas.

Posto isto, na óptica do Grupo, o Dia da Terra é uma oportunidade para discutir temas ambientais como o aquecimento global e as alterações climáticas, por exemplo, bem como «sensibilizar a população sobre estas temáticas e consequentemente a importância de conservação do planeta». São muitos os impactos e consequências ambientais que anualmente se têm vindo a verificar, nomeadamente:

O aumento da temperatura global da Terra;

Extinção de espécies animais;

Aumento do nível dos oceanos;

Escassez de água potável;

Maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor.

«Não apenas nesta data, mas todos os dias, é possível juntar-se a actividades existentes na região, criar acções próprias, ou até mesmo praticar simples actos como plantar uma árvore, separar o lixo, reciclar tudo o que reciclável, consumir menos água, reduzir a utilização do plástico descartável, invista em sacos reutilizáveis...», afirma Teresa Fernandes.

Durante este mês, partilhe com a Águas do Algarve, via e-mail comunicacao.ada@adp.pt ou Facebook o que costuma fazer para proteger o planeta, e ser-lhe-á enviado um cantil para colocar água e levar sempre consigo, bem como um saco amigo do ambiente.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos