(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

Águas do Algarve promove campanha de sensibilização «para um Futuro com Água»

Águas do Algarve promove campanha de sensibilização «para um Futuro com Água»

Porque desperdiçar hoje significa faltar amanhã, a Águas do Algarve está a promover uma campanha de sensibilização «para um Futuro com Água».

Em pleno século XXI, uma grande parte da população mundial continua sem ter acesso condigno a água potável e a saneamento. Muitos afirmam que, no decurso deste século, o acesso e controlo de fontes de água poderá ser motivo de guerras e conflitos em várias regiões do globo.

Para a Águas do Algarve, é «inequívoca» a importância e a valorização deste recurso, essencial para a nossa sobrevivência: «O valor da Água, enquanto recurso, e do sector, enquanto actividade industrial, não são adequadamente percepcionados pela generalidade da sociedade civil», defende Teresa Fernandes, porta-voz da companhia. «Essa circunstância reflecte-se, de forma clara, no modo como a água continua, muitas vezes, a ser desperdiçada ou, também, nas constantes críticas ao preço (...). Esta situação faz com que, frequentemente, as discussões no âmbito do sector e no espectro político “afunilem” para a questão das tarifas, simplesmente porque as pessoas não têm uma perspectiva real sobre a importância deste recurso na sua vida excepto quando falta na torneira», continua.

O passado recente fala por si: três dos últimos cinco anos hidrológicos no Algarve foram anos secos. «Apesar das situações de seca, e até à presente data, não se verificaram constrangimentos no abastecimento público de água
na região», confirmou a porta-voz, que defende «novas estratégias de Gestão Integrada de Recursos Hídricos para a garantia do abastecimento público de água à região, a implementar no curto, médio e longo prazo».

O movimento de sensibilização para a importância de se integrar o uso eficiente e racional de água de forma permanente é, cada vez mais, uma causa nacional e planetária, uma vez que a escassez de água é uma realidade inevitável e para a qual população deve estar cada vez mais desperta, designadamente no contexto das alterações climáticas.

Assim, a CCDR lança uma campanha que procura criar «maior consciência colectiva relativamente ao valor da água e ao imperativo da mudança de comportamentos, junto dos principais utilizadores e da população para o uso parcimonioso da água».

«A região algarvia poderá enfrentar uma grave situação de stress hídrico já nos próximos anos e só uma real mudança nos nossos hábitos enquanto consumidores pode travar esta realidade», sendo a Águas do Algarve «parte interessada no processo, bem como um parceiro fundamental na região, na construção de novas mentalidades ajustadas para a o uso eficiente dos recursos hídricos e do ambiente em geral», termina Teresa Fernandes.

Confira abaixo os pósters da campanha.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos