(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

AGIF congratula o Algarve pelo fecho de todos os instrumentos do SGIFR

AGIF congratula o Algarve pelo fecho de todos os instrumentos do SGIFR

Algarve é a primeira região a ter todos os instrumentos estratégicos de prevenção de incêndios aprovados

A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, IP (AGIF) congratula a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, IP (CCDR-Algarve), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e os 16 municípios que hoje aprovaram os seus Programas Municipais de Execução (PME). Este é um marco importante no contexto da implementação da estratégia preconizada no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30 e da execução do respetivo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).

Essenciais para a estratégia de prevenção de incêndios à escala municipal, os PMEs reforçam a gestão regionalizada de incêndios no Algarve. São fruto de um esforço colaborativo entre a CCDR-Algarve, os municípios e as diversas entidades do Sistema, que contaram desde a primeira hora com o total apoio da AGIF. Com a aprovação destes instrumentos, o Algarve torna-se a primeira região a contar com todos os seus programas devidamente aprovados e preparados para execução, o que representa um avanço decisivo na proteção do território e das comunidades, reforçando o compromisso com o objetivo de um Portugal protegido de incêndios rurais graves. A AGIF considera o Algarve como um bom exemplo de planeamento e execução estratégica, liderando o caminho para um modelo nacional de gestão integrada de fogos rurais.

Segundo Pedro Curto, Coordenador-Regional da AGIF, “com a aprovação de hoje dos Programas Municipais de Execução (PMEs), o Algarve encontra-se agora em condições de operacionalizar totalmente o SGIFR na região.”

  • PARTILHAR   

Outros Artigos