(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

AGIF | Cerca de 70 participantes na 4.ª edição do workshop para jornalistas

AGIF | Cerca de 70 participantes na 4.ª edição do workshop para jornalistas

A quarta edição do workshop "Incêndios Rurais - Como Comunicar?" contou com cerca de 70 participantes, proporcionando uma oportunidade única para troca de conhecimentos sobre comunicação em cenários de incêndio, mas também sobre as atividades que mitigam o risco e se desenvolvem durante todo o ano.

O evento contou com a participação de um painel diversificado de especialistas, incluindo representantes da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da Polícia Judiciária (PJ).

Durante a sessão, foram abordadas várias temáticas para uma comunicação responsável e eficaz em situações de incêndio. Os especialistas enfatizaram a importância de reportagens factuais, transparentes e confiáveis, que não só informem, mas também eduquem a população sobre a prevenção de incêndios e a segurança. Foi destacado que as notícias devem contribuir para a redução de comportamentos de risco, promovendo uma maior consciência sobre a preservação florestal e a prevenção de incêndios.

O workshop também destacou os significativos avanços obtidos nos últimos anos, particularmente na redução do número de incêndios, resultado de uma mudança comportamental da população e do empenho conjunto das entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).

Os jornalistas presentes tiveram a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o impacto ambiental, económico e social dos incêndios, compreendendo melhor o papel crítico da comunicação social na disseminação de informação que pode salvar vidas e proteger recursos naturais. O evento enfatizou a necessidade de uma cobertura mediática que vá além do sensacionalismo, focando-se na educação e na prevenção, dada a importância de reduzir a exibição de imagens com chama, para minimizar os efeitos miméticos e com isso contribuir ativamente para reduzir o incendiarismo.

Este workshop representa um passo importante para fortalecer a capacidade de comunicar de forma mais eficaz sobre incêndios rurais, aumentando a informação pública e promovendo uma cultura de prevenção.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos