(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Acções no Algarve - Fundação Oceano Azul associa-se a mais de 100 acções de limpeza

Dia Internacional de Limpeza Costeira
Acções no Algarve - Fundação Oceano Azul associa-se a mais de 100 acções de limpeza

  • Limpezas previstas para a semana de 17 a 25 de Setembro de 2022, de norte a sul de Portugal Continental contribuem para alertar para o problema do lixo marinho;
  • Milhares de voluntários mobilizados;
  • Mais de 4000 alunos do programa Educar para uma Geração Azul inscritos nas operações de limpeza.

Centenas de organizações portuguesas juntam-se, de novo, para assinalar o Dia Internacional de Limpeza Costeira, de norte a sul do país, nos Açores e na Madeira.

Em resposta ao desafio anual da Fundação Oceano Azul para a celebração desta data, estão previstas já mais de 100 acções de limpeza terrestres e subaquáticas, durante as quais, na semana de 17 a 25 de Setembro, milhares de voluntários terão oportunidade de contribuir para a conservação do oceano.

Em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, a iniciativa integra também a campanha #EUBeachCleanup da União Europeia, e pretende mobilizar os cidadãos para uma maior consciência ambiental e para a alteração de comportamentos, com especial alerta para a emergência climática e para a necessidade de uma maior protecção do oceano.

Em 2022, os alunos do programa Educar para uma Geração Azul voltam a juntar-se nesta grande acção nacional, acompanhados pela “ocean leader” e bodyboarder Joana Schenker em algumas destas acções, e vão poder participar num concurso para o desenvolvimento de projectos sobre o tema do lixo marinho, a implementar na sua escola e com envolvimento das comunidades locais.

As organizações que pretendam aderir à iniciativa ainda podem registar as suas acções de limpeza no website da Fundação Oceano Azul (aqui), onde é disponibilizada também a informação necessária para os cidadãos se juntarem a este movimento global.

Este é já o quarto ano consecutivo em que a Fundação Oceano Azul promove e apoia o trabalho desenvolvido pelas diferentes organizações que combatem ativamente um dos maiores problemas ambientais do planeta, o lixo marinho.

Desde o arranque desta iniciativa, em 2019, já foram recolhidas, em Portugal, 192 toneladas de lixo marinho em aproximadamente 1250 acções de limpeza costeira, as quais envolveram quase 24 mil voluntários e 250 organizações.

Descubra a acção de limpeza mais perto de si e junte-se a nós, participe!

Algumas das acções que terão lugar no Algarve:

  • 17.09 às 11h00: Praia do Camilo (Lagos), organizado pela SOMAR - Associação de Conservação Marinha e Bioacústica e Câmara Municipal de Lagos
  • 19.09 às 09h00: Praia do Olival, Armação de Pêra (Silves), organizado pelo Centro Ciência Viva do Algarve e Câmara Municipal de Silves
  • 24.09 às 10h00: Praia da Luz (Lagos), organizado pela SOMAR - Associação de Conservação Marinha e Bioacústica e Câmara Municipal de Lagos

Mais informação sobre todas as acções (Organizadas por região) em https://www.oceanoazulfoundation.org/pt-pt/dia-internacional-de-limpeza-costeira-2022/

Sobre a Fundação Oceano Azul

A Fundação Oceano Azul nasceu em 2017, com o objectivo de promover um oceano mais saudável e produtivo através de três principais áreas de acção: literacia, conservação e capacitação, sob o mote "From the ocean’s point of view". Com sede em Portugal, trabalha para o desenvolvimento de uma geração azul, uma nova economia azul e para posicionar o país como líder internacional em questões relacionadas com o oceano. Tem alcance internacional, através de projectos desenvolvidos com outros países, fundações e organizações da sociedade civil, bem como organizações intergovernamentais, como as Nações Unidas e a União Europeia.

Sobre o Programa Educar para uma Geração Azul

Educar para uma Geração Azul é um programa educativo desenvolvido pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa, com o apoio da Direcção-Geral da Educação, que ambiciona transformar as próximas gerações de portugueses nos cidadãos europeus mais comprometidos com a sustentabilidade e com a conservação do oceano. Este programa, sem precedentes, assenta na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico, que recebem um manual e outros recursos educativos que permitem a integração dos temas do oceano no currículo do 1º ciclo do ensino básico, de forma muito prática, lúdica e divertida.

Sobre o #EUBeachCleanup- - EU beach cleanup (europa.eu)

A campanha #EUBeachCleanup, co-organizada pela União Europeia e as Nações Unidas, decorre a nível mundial todos os anos em Setembro, em torno do Dia Mundial de Limpeza Costeira. Esta campanha tem como objectivo aumentar a consciencialização sobre o lixo marinho e, pelo segundo ano consecutivo, associa-se em Portugal às iniciativas promovidas pela Fundação Oceano Azul. Em 2022, no âmbito do Ano Europeu da Juventude, a quinta edição da campanha #EUBeachCleanup, irá concentrar-se na juventude, encorajando jovens de todo o mundo a organizar e/ou participar em actividades de limpeza nas praias e zonas fluviais.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos