As IV Jornadas do Arade revelaram ser, uma vez mais, um caso de sucesso junto de todos aqueles que apoiaram e aderiram à série de momentos de partilha de conhecimento e experiências sobre todo o Património das Terras do Arade, a partir do Auditório do Museu de Portimão.
Na tertúlia Teia D'Ideias Especial recebemos um dos representantes de cada município - Lagoa, Monchique, Portimão e Silves - e os quatro ficaram de se reunir, daqui a três meses para debater "qualquer coisa que envolva o Arade".
Quem sabe sobre o desassoreamento e a navegabilidade do rio? Este foi um dos temas quentes da tertúlia como pode ler neste artigo do nosso Media Partner: https://www.sulinformacao.pt/2...
Um desassossego por "valorizar o que nos une"
"Tentamos ser a voz da sociedade civil a apelar aos quatro concelhos para que cresçam com conjunto e para que nos valorizemos enquanto sub-região, pois ganharemos muito mais com isso."
- Nuno Vieira, Coordenador das Jornadas do Arade
"A mensagem que queremos passar é de valorizar o que nos une, neste caso, o nosso património e o nosso Arade - que é um bom pretexto para nos juntarmos e conseguirmos fazer projectos que sejam mais valias. Vamos continuar com o desassossego e meter as pessoas a falar. Como elementos da sociedade, tentar construir um futuro melhor e no que pudermos ajudar…"
-Luis Gonçalves, Presidente da Teia D'Impulsos
À Descoberta do Património das Terras do Arade
O evento terminaram da melhor forma, passando da teoria à prática, partindo à descoberta do Património das Terras do Arade, numa viagem de autocarro passando pelos quatro municípios: Lagoa, Monchique, Portimão e Silves.
Visita ao Património Industrial do Museu de Portimão, à beleza natural do Sítio das Fontes nas margens do Arade, prova de vinhos na Adega Arvad, passeio arqueológico no Castelo de Silves, piquenique no Cerro do Castelo de Alferce e fim do dia no ponto mais alto do Algarve, a Fóia, com vista para as Terras do Arade na companhia da Alecrim Food Truck.