(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

A Assembleia Municipal de Lagos aprovou por unanimidade uma Saudação ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher

A Assembleia Municipal de Lagos aprovou por unanimidade uma Saudação ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher

No dia 25 de Fevereiro passado, os eleitos da CDU apresentaram na Assembleia Municipal de Lagos, uma saudação ao dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, encorajando todas as mulheres a continuar a sua justa luta, pela cultura e o progresso da Humanidade, contra as desigualdades, violências e discriminações, por uma verdadeira política de igualdade, paz e justiça social. 

O dia 8 de Março, declarado Dia Internacional da Mulher, assinala uma data histórica na luta das mulheres em defesa dos seus direitos, uma data que passou a ser uma referência no mundo inteiro, em memória da coragem e do sacrifício de operárias têxteis de Nova Iorque, assassinadas por lutarem  pela redução do horário de trabalho e contra a discriminação salarial e exploração a que estavam sujeitas.

Em Portugal, no tempo do fascismo a data era celebrada, em condições de clandestinidade, por organizações de mulheres reivindicando igualdade e melhores condições de trabalho e de salário.

É com a Revolução de Abril que as comemorações do Dia Internacional da Mulher se realizam pela primeira vez em liberdade e democracia, unindo e mobilizando muitas mulheres para a luta nos vários domínios da vida do País.

Ao longo deste tempo, a ideologia dominante tem procurado subverter a história e o significado do Dia Internacional da Mulher, com acções de caráter consumista e alienante para desviar as atenções dos problemas que, de facto, afectam as mulheres, tentando destruir o sentido das suas lutas, com vista à apatia e à indiferença.

A realidade demonstra-nos, todos os dias, a importância da celebração do dia 8 de Março e a importância da luta das mulheres. Portugal continua a registar níveis gravíssimos no que diz respeito a violência doméstica, um problema que atinge mulheres de todas as idades, que se reflete na saúde, na habitação, no trabalho, na escola e na vida e quotidiano de muitas famílias e crianças.

Esta Saudação apresentada pelos eleitos da CDU foi aprovada por unanimidade.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos