(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade um voto de congratulação apresentado pelo grupo municipal da CDU pela passagem do Posto Territorial de Lagos da GNR para instalações condignas

A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade um voto de congratulação apresentado pelo grupo municipal da CDU pela passagem do Posto Territorial de Lagos da GNR para instalações condignas

     O Grupo Municipal da CDU apresentou um Voto de Congratulação. O Posto Territorial de Lagos da GNR foi finalmente transferido para instalações condignas.

Esta proposta foi apresentada na reunião da Assembleia Municipal de Lagos realizada no passado dia 27 de Dezembro e foi aprovada por unanimidade referindo que:

O Posto Territorial de Lagos da GNR, esteve instalado desde 1910 no antigo Convento da Sra. da Glória, propriedade da Câmara Municipal de Lagos. Ao longo dos anos tornou-se desadequado, tanto para as necessidades dos militares da GNR, como para o cumprimento das funções que lhes competem no serviço às populações;

Para conseguir que o Posto Territorial de Lagos da GNR reunisse condições a que o antigo convento já não podia dar resposta, foram mais de 10 anos de repetidas tomadas de posição pelas organizações dos militares da GNR, pelos órgãos autárquicos do Concelho de Lagos e da Assembleia da República.

O lamentável processo destas obras pode ser resumido da seguinte forma:

O Governo PSD/CDS reconheceu em 2012 que as instalações da GNR em Lagos se encontravam degradadas e eram desajustadas face às necessidades do serviço, mas só passados 3 anos, em Abril de 2015, é que celebrou um protocolo com a Câmara Municipal de Lagos para novas instalações da GNR no Chinicato; dezasseis meses depois, em Agosto de 2016, o projecto de execução das obras de adaptação dessas novas instalações estava «quase» concluído, mas só ficou mesmo concluído dois anos e meio depois da celebração do protocolo; as obras, que deveriam estar concluídas no início de 2017, nem sequer tinham começado nessa altura, pois faltava celebrar um contracto interadministrativo com a Câmara Municipal de Lagos, para ser esta a assumir a realização da obra. Esse contrato só foi celebrado em Janeiro de 2018.

Em Maio de 2019 a Câmara Municipal publica a abertura do concurso para a empreitada, cuja adjudicação foi em Novembro de 2019.

Em Julho de 2020 a Câmara Municipal informa, em resposta a requerimento da CDU, que prorrogou a empreitada por mais 100 dias e que as obras devem estar concluídas no final de 2020 ou princípios de 2021.

Em Outubro de 2020, o Governo em resposta a pergunta do PCP, informa que a conclusão das obras será no final do ano.

Passados mais de 10 anos desta verdadeira saga, foi finalmente no dia 3 de Dezembro de 2021 que teve lugar a Cerimónia Militar de inauguração das novas instalações do Posto Territorial de Lagos da GNR no Chinicato.

Assim, os eleitos da CDU propuseram que a Assembleia Municipal de Lagos deliberasse aprovar um Voto de Congratulação por ter sido finalmente transferido para instalações condignas o Posto Territorial de Lagos da GNR.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos