(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

A ALGAR promove participação pública no PAPERSU

A ALGAR promove participação pública no PAPERSU

Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030

A Algar, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A, promove a participação pública no PAPERSU que se encontra em desenvolvimento – o Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 na região do Algarve.

O papel dos cidadãos é fundamental para o sucesso das políticas e das medidas a implementar, e é com este foco que a Algar, S.A apela à participação dos cidadãos enquanto gestores de recursos que colaboram no processo de decisão. As participações são feitas através do website da Algar em https://www.algar.com.pt/pt/sustentabilidade/papersu/ (link direto), até ao dia 10 de novembro de 2023. É no website que se encontra o formulário de participação pública onde cada participante poderá deixar as suas sugestões.

O plano, que neste momento se encontra em desenvolvimento por parte dos municípios e dos Sistemas de Tratamento de Resíduos Urbanos em todo o país, deve incorporar sugestões e propostas por parte dos cidadãos.

METAS AMBIENTAIS EXIGENTES

As Metas Ambientais Europeias a que Portugal está sujeito, entre 2030 e 2035, são muito exigentes. A Meta da Reciclagem implica atingir entre 60% e 65% do total dos resíduos urbanos existentes, e a Meta de Deposição em Aterro, em 2035, não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos tratados, o que naturalmente impõe uma alteração profunda aos hábitos da população portuguesa.

Em 2021, em Portugal, 56% dos resíduos foram depositados em Aterro e a Meta da Reciclagem atingiu os 32%, e esta é a referência de partida a nível nacional.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos