(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

3ª edição do Programa JOVENS PELO AMBIENTE já começou

3ª edição do Programa JOVENS PELO AMBIENTE já começou

- Cuidar do Planeta começa em casa -

O programa “Jovens pelo Ambiente” nasceu há três anos no Município de Castro Marim, com o objetivo de cuidar ativamente e valorizar o espaço e o património público e sensibilizar a comunidade para a mesma causa.

A pioneira iniciativa tem envolvido dezenas de jovens que, durante o verão, agarram esta missão de promoção de uma nova cultura ambiental, mais completa e abrangente e que visa também a valorização das profissões ligadas à limpeza e à higienização do espaço público, procurando maior respeito para com este grupo profissional.

Além da intervenção e limpeza nos espaços públicos, os “jovens pelo ambiente” participam em ações de sensibilização ambiental na área da poupança da água, reciclagem de resíduos, inquéritos bandeira azul e geolocalização de contentores. Outras áreas de atuação são a colaboração com o Canil/Gatil Intermunicipal, como forma de promover o voluntariado e alertar para o abandono animal, e o desenvolvimento de ações no âmbito da preservação da biodiversidade, nomeadamente relacionadas com a Reserva Natural e a problemática da falta de água.

Nesta edição, o programa vai também trabalhar na recuperação e valorização de práticas integradas no património natural e cultural do território e que caíram em desuso mas que são mais sustentáveis, como seja o uso da cal para pintar as casas. A primeira destas ações de caiação irá decorrer em Odeleite, já no dia 28 de julho.

O carbono azul, termo que se refere ao carbono capturado da atmosfera e oceanos e armazenado nas plantas e no solo de ecossistemas marinhos e costeiros, é outro dos grandes destaques da 3.ª edição e que irá passar pelo desenvolvimento de trabalhos integrados com a Reserva Natural, as salinas e espécies autóctones.

Os “Jovens pelo Ambiente” prolongam-se até ao dia 18 de agosto e é garantida a atribuição de uma bolsa semanal, bem como de seguro contra acidentes pessoais.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos