(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

25 de Abril em Castro Marim

25 de Abril em Castro Marim

Celebra-se este ano o 49.º aniversário da Revolução dos Cravos. A 25 de Abril de 1974, Portugal punha fim à ditadura do Estado Novo numa revolução singular, icónica e apaixonada.

Em Castro Marim, o triunfo da liberdade conquistada nesse dia é sempre festejado com várias sugestões culturais e este ano não é exceção, começando já no dia 23 de abril até ao dia das celebrações oficiais.

A abrir as celebrações de Abril, o concerto-tertúlia de Zé Villar e José Luís Peixoto, marcado para as 18h00 de dia 23 de Abril, na Biblioteca Municipal de Castro Marim. Esta iniciativa assinala também o Dia Mundial do Livro e dará a conhecer o mais recente trabalho de Zé Villar, “Kintsugi”, e que inclui três temas da autoria de José Luís Peixoto. O evento é gratuito, mas sujeito a marcação prévia, através do número 281 510 747.

No dia 24 de Abril, o grande destaque é para a inauguração da nova exposição da Casa do Sal, em Castro Marim, “Guerra Colonial – Um Retrato Social do Combatente”, marcada para as 12h30, e que resgata a história dos combatentes com as populações locais e das notícias que chegavam ao quotidiano português. Ainda neste dia, o músico Afonso Dias leva, às escolas de Castro Marim e de Altura, poemas e canções da Revolução dos Cravos, numa iniciativa que quer levar às crianças a voz e o sentimento de Abril.

O grande dia de 25 de Abril começa na Praça 1º de Maio, em Castro Marim, com a arruada da Banda Musical Castromarinense (8h30), seguindo-se o Hastear da Bandeira e a tradicional Largada de Pombos.

A Banda Musical Castromarinense segue em arruada pelas principais povoações do concelho, a saber: Furnazinhas – 11h00 | Alta Mora – 11h30 | Odeleite – 12h00 | Azinhal – 14h30 | Junqueira – 15h00 | Monte Francisco – 15h30 | Pisa Barro – 16h15 | São Bartolomeu – 17h00 | Altura – 17h30 | Castro Marim – 18h00.

O dia segue com várias iniciativas desportivas, promovidas por diferentes associações do concelho. Pelas 10h00, um passeio de cicloturismo em Altura (parque de estacionamento junto ao Mercado), pelo Leões do Sul Futebol Clube e Clube Recreativo Alturense. Pelas 15h00, no Pavilhão Municipal de Castro Marim, um Torneio Familiar de Futsal, promovido pelo União Desportiva Castromarinense. De volta a Altura, um jogo convívio tradicional de futebol 11, promovido pelo Clube Recreativo Alturense.

Boas razões para visitar Castro Marim e celebrar Abril num programa de liberdade.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos