A DECO informa…
Para quem recorre a crédito habitação para comprar casa, existem indicadores que devem ser avaliados atentamente antes de dar este passo. Até porque a compra de imóvel constitui, porventura, a decisão mais importante da vida financeira do consumidor e um desses indicadores é o spread.
Mas o que é o spread?
O spread é uma componente da taxa de juro relativa ao crédito à habitação, sendo que na atual conjuntura de aumento da Euribor, com a subida da prestação de crédito à habitação com taxa variável, e o spread sendo parte integrante do juro que cresce com este indexante merece especial atenção.
Como é determinado o spread?
O spread é livremente definido pelo banco caso a caso e contrato a contrato.
Para tal, o banco avalia o perfil do consumidor e o risco associado ao financiamento, tendo em consideração, por exemplo, a sua capacidade financeira, o montante global do financiamento, a existência de outras responsabilidades de crédito e o peso do empréstimo comparado com o valor do imóvel.
O spread contratado vai vigorar, em princípio, ao longo do prazo de maturidade do empréstimo, porém se houver incumprimento por parte do devedor, poderá ser agravado.
Pode renegociar o spread, mas atenção!
O spread é, em termos simples, a margem de lucro do banco. Assim, perante a redução do spread, algumas instituições de crédito tentam compensar a perda dessa fatia de lucro com vendas facultativas associadas, como, subscrição de produtos ou serviços, como seguros de saúde, PPR ou até trens de cozinha, purificadores de água e vinhos.
A DECO tem recebido denuncias relativas a esta situação e recomenda que reveja as condições do seu crédito à habitação e equacione eventuais alternativas mais favoráveis, antecipando futuras subidas da Euribor. Renegociar o spread é uma das soluções, mas poderá, também, avaliar a transferência do contrato de crédito, ou a mudança para uma taxa fixa ou mista, o alargamento do prazo, entre outras possibilidades.
O Gabinete de Proteção Financeira da DECO pode ser o seu conselheiro de confiança. Não hesite em contactar-nos!