(Z1) 2025 - Radar Social

Turistas não podem esperar duas no aeroporto de Faro, mas os doentes podem esperar horas nas urgências dos Hospitais do Algarve

Turistas não podem esperar duas no aeroporto de Faro, mas os doentes podem esperar horas nas urgências dos Hospitais do Algarve

Há cerca de um mês assistimos à tomada de posição do Presidente da região de Turismo e do Presidente da Associação de Hoteleiros do Algarve sobre os inadmissíveis tempos de espera dos turistas que chegam a Portugal oriundos de países não pertencentes à União Europeia ou ao espaço Schengen.

Um e outro denunciavam tempos de espera de 2 ou 3 horas.

Perante esta denúncia, o Governo decidiu reforçar aquele serviço até porque, o aumento das horas de trabalho dos policias, estava a causar situações de bournout.

Há anos que denunciamos a falta de enfermeiros e a situação de bournout das equipas de enfermagem, que se torna cada vez mais evidente!

O “deixa andar” da administração e do Ministério da saúde, conivente com a não contratação de enfermeiros desde setembro de 2024 até junho de 2025 é uma vergonha.

Não abrem e resolvem as Bolsas de recrutamento em tempo útil.

A recusa na aceitação de candidaturas espontâneas — remetendo as contratações exclusivamente para concursos (mais moroso e burocrático) — é outro exemplo de ineficiência de gestão.

Não contratam enfermeiros ao abrigo do Plano de Contingência de Verão.

… mas contratam encarregados de setor, sem qualquer contrato e sem formação, com salários que dificilmente será possível explicar… e demitindo quem questiona gastos para os quais não existe explicação.

O único ponto positivo, até agora, foi a alteração da posição do Departamento do capital Humano ao anuírem, contratar enfermeiros em prestação de serviços que exercem funções noutros serviços públicos – INEM e SICAD – ao contrário do que acontecia anteriormente, ou seja, em acumulação de funções.

A Ministra da Saúde tem conhecimento de todas estas situações e… nada faz. Esta conivência faz da responsável da tutela, responsável.

SEP Algarve

  • PARTILHAR   

Outras Opiniões

: