(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

“Foi proibido o corte dos serviços públicos essenciais até 31 de Março de 2022?” A DECO informa...

“Foi proibido o corte dos serviços públicos essenciais até 31 de Março de 2022?” A DECO informa...

     Sim, foi prorrogada a medida excepcional que pretende apoiar os consumidores e garantir o acesso aos serviços públicos essenciais, face às dificuldades no contexto da pandemia provocada pela COVID-19.

Esta medida abrange apenas aqueles consumidores que estejam em situação de desemprego, com quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20 % ou em caso de infecção pela doença COVID-19.

O que deve fazer se tiver facturas em dívida?

Caso tenha facturas de electricidade, gás natural, GPL canalizado, água ou telecomunicações em dívida, e se estiver numa das situações acima indicadas, deverá contactar a empresa fornecedora e expor a sua situação, apresentando comprovativos, se exigido. Nestes casos o serviço não poderá ser cortado.

Caso não esteja numa daquelas situações, o serviço poderá ser cortado, embora tenha sempre que ser enviado previamente o aviso de corte e cumprido o respectivo prazo.

Aconselhamos nestes casos que contacte a empresa fornecedora e negoceie um acordo de pagamentos, cujas prestações deverão ser adequadas face aos seus rendimentos actuais.

Regras especiais para o sector das telecomunicações:

Até 31 de Março de 2022, os consumidores que se encontrem em situação de desemprego ou com uma quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20 % face aos rendimentos do mês anterior podem cancelar o contracto com o seu operador de comunicações electrónicas, sem que lhe possa ser cobrada qualquer penalização ou solicitar a suspensão do contrato de telecomunicações, sem penalizações, retomando-o a 1 de Abril de 2022, ou noutra data a acordar com o operador.

Dificuldade em fazer os pagamentos? Podemos ajudá-lo a contactar a empresa com vista a alcançar um plano de pagamentos adequado aos seus rendimentos. Fale connosco através dos nossos contactos.

Se a sua factura de energia for uma preocupação, o nosso Gabinete de Aconselhamento de Energia pode apresentar-lhe recomendações para que possa gerir melhor os seus consumos de energia, beneficiar de mecanismos de apoio que estejam disponíveis, e dar-lhe dicas para que possa consumir energia de forma mais eficiente. Pode enviar e-mail para energia@deco.pt para solicitar o apoio.

  • PARTILHAR   

Outras Opiniões

: