(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Dia Mundial da Visão: Ame os seus olhos!

Dia Mundial da Visão: Ame os seus olhos!

Raúl de Sousa – Presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), Entidade de Utilidade Pública

O Dia Mundial da Visão celebra-se este ano a 12 de outubro. Não há melhor ocasião para meditação sobre o papel que a visão desempenha na nossa vida.

Lança-se um desafio. Tome uns segundos para fechar os olhos e tentar escrever e enviar uma mensagem a alguém. O texto é “Ama os teus olhos”.

Imagina-se que não terá sido fácil. Assim como é muito mais difícil viver todos os dias em cegueira ou com deficiência visual moderada ou grave.

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria, Entidade de Utilidade Pública, e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) assinalam o Dia Mundial da Visão, com o lançamento da campanha “Love Your Eyes” [Ame os seus Olhos] alertando para a necessidade e importância dos cuidados para a saúde da visão.

A campanha adverte para a relevância da realização de exames e consultas periódicas, de forma a prevenir e diagnosticar precocemente problemas da saúde da visão com intervenções terapêuticas simples e que podem evitar mais de 90% da deficiência visual e cegueira na população.

Provavelmente já passou mais de um ano que efetuou uma consulta de saúde da visão e examinou os seus olhos e a sua visão

Direcionada a cidadãos, mas também a profissionais dos cuidados para a saúde da visão, a campanha para assinalar o Dia Mundial da Visão de 2023 procura mobilizar todos para a importância de uma boa visão.

Traz consigo um compromisso que nos deve inspirar, a todos: propõe-se a que pelo menos, mais de um milhão de pessoas se submeta a uma consulta e a aconselhar outros a fazê-lo, por forma a conhecer o estado da sua saúde da visão. «Faça uma promessa!», impulsione a iniciativa de cariz mundial.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência visual e a cegueira evitável são realidades que impactam a vida de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo. E sublinha que o acompanhamento clínico atempado feito por um Optometrista é determinante no sentido de identificar precocemente possíveis condições oculares antes que evoluam para estados irreversíveis. Tem ganhos de saúde, produtividade e económicos assegurada e de dimensão extraordinária para Portugal.

Mais de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de deficiência visual ou cegueira, e pelo menos 1,1 mil milhões de pessoas vivem com deficiência visual e cegueira porque não têm acesso aos cuidados necessários para condições como miopia, glaucoma e catarata.

A campanha ‘#Love Your Eyes’ [Ame os seus Olhos] apresenta-se, assim, como o mais recente alerta global de consciencialização da população para que os cuidados para a saúde da visão sejam valorizados e reconhecidos como uma prioridade, por todos.

Neste novo alerta de consciencialização para a importância dos cuidados de saúde da visão, todos contamos. Comece hoje, e agora, a respeitar e a valorizar a saúde da sua visão.

  • PARTILHAR   

Outras Opiniões

: