(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2023 - Formações Profissionais

“Como ter uma consoada mais equilibrada?” A DECO informa...

“Como ter uma consoada mais equilibrada?” A DECO informa...

O Natal é uma época de celebração e tradição marcado pelo convívio em família, à volta de uma mesa repleta de comida. Neste Natal não se sinta mal se cometer alguns excessos, eles fazem parte desta altura tão especial. Mas isto, não significa que possamos comer à vontade! Devemos adoptar cuidados para mantermos uma consoada equilibrada e sem culpas

Na véspera de Natal, é importante respeitar o esquema habitual de refeições, para evitar os excessos na ceia. Assim o nosso apetite irá ser semelhante a qualquer outro dia.

Devemos começar por, planearmos as refeições atempadamente, realizando uma lista de compras que seja adequada ao número de convidados, evitando também assim o desperdício alimentar.

As refeições devem iniciar com a sopa, que nos irá ajudar a ficar saciados durante mais tempo e depois passando ao prato principal, metade destes deve ser constituído por hortícolas, que podemos incluir na receita ou acompanhar como salada.

Terminada a refeição, e chegado o momento de “atacar” a mesa das sobremesas, podemos iniciar com fruta, que será uma boa estratégia para diminuir a quantidade de doces a ingerir e depois, num prato de sobremesa colocamos um pouco de cada doce, tentando não repetir as doses.

É também importante moderar o consumo de bebidas alcoólicas, pois irá diminuir o risco de situações de refluxo e azia tão associadas a esta época festiva.

Terminado o período de festas devemos voltar à rotina, retomando o esquema de refeições e exercício físico habituais, até porque o “problema” nem sempre está no que comemos no Natal ou na Passagem de Ano, mas sim nos dias entre os dois acontecimentos festivos.

  • PARTILHAR   

Outras Opiniões

: